Oração diária, São Mateus, Apóstolo e Evangelista - Mt 9,9-13

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 9,9-13

Jesus veio chamar os pecadores. Veja que sorte a nossa! Podemos ser como Mateus: uma nova criatura a partir do encontro com Jesus.

Façamos a oração do dia: Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 21 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ef 4,1-7.11-13

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.

12Assim,

ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 19A(18) 

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!

EVANGELHO:  Mt 9,9-13

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns

fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Hoje, interrompendo a leitura de Lucas, lemos uma passagem do Evangelho de Mateus para celebrar o apóstolo e evangelista São Mateus, também conhecido com o nome de Levi. Cobrador de impostos, estava sentado à mesa da coletoria em Cafarnaum, onde havia um posto de alfândega.

Daí se partia para as regiões da Síria e do Norte. Jesus chama. Mateus se levanta e segue Jesus. Oferece uma refeição em sua casa para Jesus e os discípulos. Os fariseus não gostam do que veem porque consideravam os publicanos pecadores públicos. Cobravam impostos para os dominadores estrangeiros e ficavam com parte do dinheiro.

Os

fariseus não entendem e perguntam por que Jesus come com pecadores? Respondendo, Jesus cita o profeta Oseias: “Misericórdia eu quero, não sacrifícios”. Os pecadores precisam de misericórdia. Para se converter, devem saber e sentir que Deus os ama.

Por isso, Jesus se aproxima deles, como o médico do doente. Jesus veio chamar os pecadores. Veja que sorte a nossa! Podemos ser como Mateus: uma nova criatura a partir do encontro com Jesus. Viva o momento presente, o agora do encontro com Jesus!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A festa de hoje é de São Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, um homem que soube seguir a Jesus como discípulo. Que São Mateus rogue a Deus por nós e por nossa conversão.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos. “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes.” Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? Qual é o contexto da narrativa? O que Jesus diz ao povo e aos seus discípulos?

“O chamamento de Mateus ilumina o projeto de Jesus. Ele fazia parte do grupo considerado marginalizado. Para os bem-pensantes, ele era um pecador e, como coletor de impostos, pessoa suspeita e a serviço dos detestados romanos. Mas Jesus não veio para os que se achavam justos, mas para os pecadores.

Ele é o médico que prioriza os doentes. A resposta de Mateus – também conhecido como Levi – foi impressionante. Ele deixou a banca com suas moedas e, “levantando-se, o seguiu”. E começou imediatamente sua missão: acolheu Jesus em sua casa – em sua vida – e convidou outros pecadores, seus amigos e colegas. É o Reino de Deus invadido pelos pecadores. É o público-alvo do profeta da misericórdia.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? O processo de conversão decorre de certo tempo de relacionamento com Jesus, ou seja, certo tempo escutando e vivendo os seus ensinamentos. Mateus escutou o Senhor quando Ele lhe disse: “Segue-me”, e o seguiu. O que eu preciso abandonar e o que preciso assumir? O que a Palavra do Senhor produz em mim?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Mantendo em mente a pessoa de Mateus e o Evangelho de hoje, dirija a sua oração ao Senhor, sem medo. Apresente-lhe suas preocupações, seu pedido de perdão, seus desejos e também sua gratidão por tudo de bom que Deus realiza em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !