Oração diária, Jesus começa a se manifestar publicamente - Lc 4,14-22a

Tempo do Natal depois da Epifania- Ano Litúrgico A

09 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o programa de ação missionária de Jesus inspire o meu desejo de estar a serviço dos mais pobres, sendo para eles portador de alegria e esperança.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 4,19 – 5,4

Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos, 19quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas entretanto odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.
5,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 72(71)

         — As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. 

— Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos! Hão de rezar também por ele sem cessar, bendizê-lo e honrá-lo cada dia.

— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

EVANGELHO: Lc 4,14-22a

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
          – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 
22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. 

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Tudo o que estamos vendo de Jesus no Evangelho de cada dia desta semana, entre a Epifania e o Batismo, está se realizando hoje. Tudo o que aconteceu ontem, como manifestação do mistério da salvação, torna-se presente hoje pela força atuante do Espírito Santo de Deus. “Hoje”, disse Jesus na sinagoga de Nazaré, “se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Ouviram de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim”, a fim de nos levar aos pobres, aos presos, aos cegos, aos oprimidos, a todos que estão precisando ouvir a proclamação do ano da Graça do Senhor. O Espírito do Senhor está sobre todos nós, graças à obra redentora de Cristo, para darmos uma boa notícia a quem precisa. Não seria bom dar e receber sempre uma boa notícia, que alegre o coração entristecido?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Para que meu ser se conecte com Deus e ore à luz de sua Palavra, quero acalmar meus pensamentos e abrir meu coração dando lugar à ação do Espírito Santo. Rezo ou canto:
Acalma meus pensamentos e aquieta o meu coração, Senhor! (repito esse mantra quantas vezes for necessário). Depois leio novamente o evangelho de hoje.

Leitura (Verdade)
O que o texto diz? Quais são os verbos de ação de Jesus? Quais os verbos de ação do povo? Como reagiu o povo?
“Lucas faz uma síntese das primeiras pregações de Jesus na Galileia. Ele destaca: a ação do Espírito Santo, a atividade de Jesus curando os doentes de corpo e alma e a acolhida positiva da parte do povo. Jesus anuncia coisas novas e velhas. Sua pregação acontece nas sinagogas, lugar da observância judaica, mas anunciava um projeto novo. Em vez da ira de Deus, Jesus anuncia a Boa-Nova especialmente voltada para os últimos da sociedade: pobres, cegos e cativos. É um tempo favorável, em que a ternura de Deus se manifesta. O Ano da Graça era uma verdadeira revolução, marcada pela justiça social e partilha dos bens. E Jesus não aponta para as bênçãos que viriam num dia distante. O tempo de Deus é hoje.” (Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Eu me espelho na atividade de Jesus? Quero falar, ensinar, acolher, amar como Ele? O que essa pregação de Jesus fala para mim? Como é meu testemunho a respeito de sua Palavra?

Oração (Vida)
Deixo meu coração reagir, como reagiu o povo, diante desta pregação de Jesus. Expresso minha admiração com o coração cheio de louvor e fé. Se meu espírito não consegue encontrar as palavras rezo com Maria o ‘Magnificat’ ou me inspiro em sua oração para fazer o meu magnificat:
“A minha alma glorifica ao Senhor
E meu espírito exulta de alegria
em Deus, meu Salvador,
Porque olhou para a sua pobre serva.
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
porque realizou em mim maravilhas,
aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Sua Misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
Manifestou o poder do seu braço:
Desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos
e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes
e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado de sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais,
em favor de Abraão e de sua posteridade, para sempre.”
Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre,
por todos os séculos dos séculos Amém.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo as palavras: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor”. Proponho-me à novas atitudes para este dia.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]