Oração diária Já não são dois, mas uma só carne

19ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

12 de agosto de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, infunde nos casais cristãos o desejo de experimentarem a santidade do matrimônio, porque tu és a causa e a razão da comunhão que existe entre eles.

PRIMEIRA LEITURA:  Ez 16,1-15.60.63

Leitura da Profecia de Ezequiel.

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita. 4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem esfregada com salmoura nem envolvida em faixas.
5Ninguém teve dó de ti, nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: “Vive!” 7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pêlos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8Passando

junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo — oráculo do Senhor —, e tu foste minha.
9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11Eu te enfeitei de jóias, pus braceletes em teus braços e um colar no pescoço. 12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza.
14Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri — oráculo do Senhor. 15Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60Eu,
porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste, — oráculo do Senhor Deus”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO Is 12,2-4.5-6

          — Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.
— Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

— Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação. E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

— Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

EVANGELHO: Mt

19,3-12

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.
11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Homem e mulher se encontram nos caminhos da vida e formam uma unidade, uma só carne, inseparável. Este e esta num amor fiel para sempre. Pode haver separação? Os judeus discutiam sobre os motivos que permitiam ao homem mandar embora a mulher. Diziam alguns que deixar queimar a comida era suficiente para dispensá-la. As ideias precisam ser claras e bem definidas para depois se pensar nas exceções, nas circunstâncias contrárias, nos acidentes da vida. É bom começar pelo normal. Os dois se amam, se unem, um com o outro, para sempre. Dessa união de amor nascem filhos, cuidados com amor, e surge uma família com um ambiente afetivo propício ao desenvolvimento da pessoa. O amor fiel e perseverante, que não se cansa de amar, mantém firme a união familiar. Amor fiel, perseverante e fecundo, que dá preferência ao ser humano e depois ao carro e ao gatinho. A fecundidade, sabemos, não depende somente da vontade do casal.

Côn. Celso Pedro da Silva

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Deus, apesar da infidelidade de seu povo, não desiste, continua acreditando e acolhendo aqueles que se voltam para Ele. Assim, voltemo-nos mais uma vez para o Senhor e deixemo-nos tocar por sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente, repetindo os verbos e os versículos que mais o(a) tocaram. Frase por frase, procure evidenciar as ações ou palavras-chaves, ligando-as a seus sujeitos ou destinatários. Esse exercício pode auxiliá-lo(a) a encontrar o tema central do Evangelho. Se possível, procure recordar outros textos que possam ajudá-lo(a) a compreender este. Entre os temas abordados, podemos identificar a vocação matrimonial e a religiosa, que são riquezas para a Igreja. Percebemos no Evangelho de hoje que não há uma vocação melhor do que a outra, pois elas se complementam. “Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido. De fato, existem homens incapazes de casar-se, porque nasceram assim; outros, porque assim os fizeram; outros ainda, por causa do Reino dos Céus se fizeram incapazes do casamento. Quem puder entender, entenda” (Mt 19,11-12).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Recorde-o neste momento e, se julgar necessário, leia-o novamente, mantendo em mente o que Jesus disse aos discípulos e buscando compreender o que Ele busca dizer a você. Permita que Jesus seja seu Caminho para o Pai. Medite sobre a Palavra, deixando-se tocar por ela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento, você é convidado a dirigir sua oração ao Senhor, que quer ouvir da sua boca o que está em sua mente e em seu coração. Faça a sua oração apresentando ao Senhor sua realidade e a realidade do povo de Deus que sofre. Agradeça ao Pai o dom de sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que ela o(a) leva a experimentar? Neste momento de contemplação, faça uma síntese do que o Evangelho o(a) convida a viver ao longo deste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !