Liturgia diária Isabel deu à luz um filho

4ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

23 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, conta comigo para realizar o teu projeto, como contaste com João cujo nascimento foi revestido de gestos amorosos de tua providência.

PRIMEIRA LEITURA: Ml 3,1-4.23-24

Leitura da Profecia de Malaquias – Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais.
Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor.
4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 24

          — Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!
— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

— Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança

EVANGELHO: Lc 1,57-66

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

João nasceu nos dias de Herodes, rei da Judeia. Seu pai, sacerdote da classe de Abias, se chamava Zacarias. Sua mãe era Isabel, prima de Nossa Senhora. Zacarias e Isabel eram idosos e não tinham filhos. Um dia, quando Zacarias estava de serviço no Templo, o anjo Gabriel, que assiste diante do trono de Deus, foi enviado para lhe dar a boa notícia do nascimento de um menino. Zacarias se assustou quando viu o anjo de pé, à direita do altar do incenso. O anjo, porém, tranquilizou-o dizendo que sua prece tinha sido atendida. Sua esposa lhe daria um filho e o nome do menino devia ser João, que significa “Deus é favorável”. Que vai ser este menino. Será o precursor. Surge de repente do deserto e inicia uma árdua missão que o levará à morte. Vem à frente do Salvador e torna-se modelo de todos os discípulos que, onde chegam, chega em seguida a Salvação.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Como filhos e filhas do Deus amor, nos aproximemos dele sem medo e façamos a nossa oração inicial. “Ó Senhor, nosso Deus, te pedimos que a graça e a luz do teu Espírito nos ajudem na compreensão da tua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e sublinhe os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Repita os versículos que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto.

Meditação (Caminho)

“João é o seu nome!” Disse Zacarias, por sinais, ao ser questionado sobre o nome do filho. Zacarias estava atento ao que o Senhor lhe dizia, e também nós devemos estar. O que o texto diz a você? O que você escutou do Senhor? Que palavra mais o(a) tocou?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você gostaria de dizer ao Senhor? Este é o momento de fazer sua oração: aproxime-se de Deus e louve-o por sua vida, por sua família, por tudo o que seu coração desejar. Reze sem medo, pois o Senhor o(a) ama e está com você em todos os momentos de sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume para viver com o Senhor neste dia?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]