Oração diária A insensatez dos fariseus

28ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

11 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, purifica de todo pecado e egoísmo o mais íntimo de meu ser, pois eles me torna incapaz de viver em comunhão contigo e com o meu semelhante.

PRIMEIRA LEITURA: Gl 5,1-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos, 1é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos digo que Cristo não será de nenhum proveito para vós, se vos deixardes circuncidar.
3Mais uma vez, atesto a todo homem circuncidado que ele está obrigado a observar toda a Lei. 4Vós que procurais a vossa justificação na Lei rompestes com Cristo, decaístes da graça. 5Quanto a nós, que nos deixamos conduzir pelo Espírito, é da fé que aguardamos a justificação, objeto de nossa esperança. 6Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade; observar ou não a circuncisão não tem valor algum.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 118

          — Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
— Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!

— Senhor, que desça sobre mim a vossa graça e a vossa salvação que prometestes!

— Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos!

— Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente a cumprirei!

— É amplo e agradável meu caminho, porque busco e pesquiso as vossas ordens.

— Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo!

— Elevarei as minhas mãos para louvar-vos e com prazer meditarei vossa vontade.

EVANGELHO:  Lc 11,37-41

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus faz uma reviravolta nos usos e nos costumes de sua época. Quantas coisas foram sendo acrescentadas ao projeto inicial de Deus para o seu povo. Sem dúvida para proteger a Lei criaram-se cercas, para garantir sua observância multiplicaram-se os preceitos. Jesus mostra como os preceitos humanos obscureceram o mandamento de Deus. Jesus é convidado para comer na casa de um fariseu. Jesus entra, senta-se à mesa sem ter feitos as abluções rituais do lavar as mãos, não por higiene, mas por rito religioso, e inicia-se uma catilinária contra os fariseus, surpreendente para quem tinha sido convidado para uma refeição. Não é à toa que depois escribas e fariseus vão começar a persegui-lo. Jesus provoca, desmonta as tradições, ataca os que multiplicam os preceitos subjugando o povo com uma ideologia de dominação religiosa. Deem esmolas e tudo ficará puro para vocês que ficam purificando copos e pratos por fora e não se purificam por dentro da rapina e da perversidade. Realmente Jesus assusta. Parece impaciente diante dos religiosos do seu tempo e resolve rapidamente a questão: Deem esmola. Partilhe o que é seu com aquele que realmente precisa, e não o contrário, tornando-se rico com o dinheiro do pobre. Discuta a validade da esmola, mas dê! Dar em esmola o que está dentro significa devolver o que foi roubado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Hoje a Igreja celebra São João XXIII, conhecido como o “papa bom”. Ele é considerado um reformista na Igreja, e, dentre as reformas que fez, está o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965. Peçamos que a graça do Espírito Santo, que fez de São João XXIII um santo, nos ajude a compreender o Evangelho de Jesus Cristo, para assim vivermos a bondade e a simplicidade. “Ó Espírito Santo de Deus, sede para nós a luz que ilumina nossa mente e nosso coração, para acolhermos a vossa Palavra. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, vemos que Jesus foi convidado por um fariseu para jantar em sua casa, mas este, ao perceber que Jesus não lavava as mãos, de acordo com o costume, ficou admirado. Qual foi a reação de Jesus? O que Ele fez ou disse ao perceber a atitude do fariseu? Faça a leitura do texto, destacando os verbos e as palavras que mais lhe chamam atenção, e procure identificar seu tema central.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O que a Palavra de Deus deixou marcado com mais intensidade em seu coração? O que mais lhe chamou atenção no texto bíblico? Faça a sua meditação colocando-se à disposição do Senhor, atento(a) para escutá-lo.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, abra o seu coração e conte para o Senhor o que se passa com você. Oração é conversar com Deus, por isso, diga a Ele o que deseja e o que você guarda em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você experimenta neste momento de contemplação da Palavra de Deus? Qual palavra descreve o compromisso que você deseja assumir hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]