Oração diária Ascensão do Senhor - Mc 16,15-20

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 16,15-20

Celebramos hoje a Solenidade da Ascensão do Senhor. Jesus retorna ao Pai e confia aos discípulos a missão de anunciar o Evangelho por toda a terra.

Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.

Ascensão do Senhor – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 16 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 1,1-11  

Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos:

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias apareceu-lhes falando do Reino de Deus.

4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.

6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”

7Jesus

respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.

9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.

10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 47(46)

— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.

— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.

— Povos todos do universo, batei palmas,/ gritai a Deus aclamações de alegria!/ Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,/ o soberano que domina toda a terra.

Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta./ Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,/ salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso.

SEGUNDA LEITURA: Ef 1,17-23 ou Ef 4,1-13 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.

20Ele

manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO: Mc 16,15-20

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.

20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus subiu ao céu e está sentado à direita do Pai. Chegou a hora da partida. Na realidade, chegou o momento em que ele deixou de ser visto pelos discípulos. Terminou a sua visibilidade nesta terra. Agora o vemos na fé. A geração de Jesus pode ver o Deus encarnado. Antes disso, só era possível imaginá-lo. Nossa geração já não vê o Deus encarnado. O próprio Jesus deve ser agora imaginado.

Basta ver quantas imagens o representam e de forma bem diferenciada. Não foi sem razão que Jesus perguntou aos apóstolos: “E vocês, quem dizem que eu sou?”. O que sabemos da sua partida? No início do último capítulo de São Marcos, lemos que Pedro e os discípulo deviam se encontrar com Jesus na Galileia. Foi o recado dado pelo anjo às mulheres. Depois, o redator final do Evangelho de Marcos faz um resumo dos acontecimentos do dia da ressurreição.

Jesus ressuscita na madrugada do primeiro dia da semana, que é o nosso domingo. Aparece primeiro a Maria Madalena. Ela anuncia o que viu aos discípulos aflitos e chorosos, mas eles não acreditam. Aparece também aos discípulos de Emaús. Eles voltam a Jerusalém e contam aos discípulos, mas eles ainda não acreditam. Aparece enfim aos Onze, censura sua falta de fé e os envia ao mundo todo para proclamarem o Evangelho, com poderes especiais.

Tudo aconteceu no dia da ressurreição, no primeiro dia da semana. Maria Madalena, os discípulos de Emaús e os Onze o viram naquele mesmo dia e depois ninguém mais o viu. O redator final escreveu simplesmente e laconicamente que Jesus, “depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus”.

São Mateus escreve que eles foram para a Galileia, mas não diz nada sobre a ascensão. Em São João, há apenas o recado que Maria Madalena deve levar aos discípulos: “Subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus”. No Evangelho de Lucas, no dia da ressurreição, Jesus vai com os discípulos a Betânia, e “enquanto os abençoava, distanciou-se deles e era elevado ao céu”. Nos Atos dos Apóstolos, Lucas faz uma descrição mais longa e pormenorizada da ascensão do Senhor, dizendo inclusive que, depois da ressurreição, ele permaneceu com os discípulos durante quarenta dias.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebramos hoje a Solenidade da Ascensão do Senhor. Quarenta dias depois da Páscoa, Jesus retorna ao Pai e confia aos discípulos a missão de anunciar o Evangelho por toda a terra. Celebramos também o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano tem como Tema: “Vem e verás”, do evangelho de João, e como lema “Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.
Busque um lugar silencioso para fazer sua oração e peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.

Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida.Amém.”

Leitura (Verdade)

Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus se dirige? Quais orientações Jesus dá aos seus discípulos? Leia também a primeira leitura proposta pela liturgia de hoje (At 1,1-11) e observe quais elementos aparecem nos dois textos.

“Jesus conclui sua missão na terra e encarrega os discípulos de continuar sua obra, anunciando a Boa-Nova até os confins do mundo. Poucas vezes houve um desafio tão grande: os Onze contra o mundo. Eram apenas Onze e, diante deles, o mundo com todas as suas contradições. Expulsar os demônios significa libertar a humanidade da escravidão do pecado e de todas as suas consequências. Ele indica alguns desses males: o próprio demônio, as serpentes, todas as doenças e os venenos. Hoje, especialmente, somos convidados a olhar o céu e tudo aquilo que significa. Mas não podemos ficar de braços cruzados. Mesmo tendo subido aos céus, Jesus continua com sua Igreja, como Caminho, Verdade e Vida. Ele confirma a palavra dos seus.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais ressoou em seu coração?
O que a Ascensão do Senhor significa na sua vida cristã?
Como são seus relacionamentos, sua comunicação nesse momento histórico de pandemia?

Oração (Vida)

Invoquemos com alegria o Senhor Jesus Cristo, que, elevado da terra, atrai para si todas as coisas; e o aclamemos após cada pedido: Cristo, Rei da glória, nós vos louvamos!
– Senhor Jesus, Rei da glória, que, oferecido em sacrifício uma vez para sempre, subistes vitorioso para o céu, onde estais à direita do Pai, conduzi os homens e as mulheres à perfeição da caridade.
– Sacerdote eterno e ministro da Nova Aliança, que viveis eternamente intercedendo por nós, salvai o povo que vos suplica.
– Senhor, que voltastes à vida depois de sofrer a Paixão e durante quarenta dias aparecestes a vossos discípulos, confirmai, hoje, a nossa fé.
– Senhor, que, neste dia, prometestes dar aos apóstolos o Espírito Santo, para que fossem testemunhas vossas até os confins da terra, fortalecei também, pela força do mesmo Espírito Santo, o nosso testemunho.
(Laudes da Solenidade da Ascensão do Senhor)

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !