Oração diária, João continua dando seu testemunho - Jo 1,35-42

Tempo do Natal antes da Epifania – Ano Litúrgico A

04 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me permanecer sempre junto a teu Filho Jesus, enviado por ti para realizar todas as nossas esperanças de salvação.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 3,7-10

Leitura da Primeira Carta de São João – 7Filhinhos, que ninguém vos desencaminhe. O que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 9Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus fica nele; ele não pode pecar, pois nasceu de Deus. 10Nisto se revela quem é filho de Deus e quem é filho do diabo: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama seu irmão

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 98(97)

         — Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. 

— Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria! 

— Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.

EVANGELHO: Jo 1,35-42

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
          – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Mais uma vez João Batista aponta para Jesus, o recém-nascido, dizendo que ele é o Cordeiro de Deus. Jesus é chamado de Cordeiro quatro vezes no Novo Testamento: duas em São João, uma nos Atos e outra na Primeira Carta de Pedro. A expressão se refere ao Servo Sofredor de Isaías e ao cordeiro que era imolado no Templo, no sacrifício cotidiano e na Páscoa. O único e verdadeiro Cordeiro capaz de tirar o pecado do mundo é Jesus, o Filho de Deus. Vamos segui-lo como fizeram dois discípulos de João Batista, e muitos outros. “O que procuram? Venham ver!” Ficaram com ele aquele dia e depois foram chamar outros. André logo chamou seu irmão, Simão, que será Simão Pedro. Agora são os discípulos de João que testemunham, dando início à grande corrente dos que vão crer por meio de João Batista. “Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloque-se diante de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peça ao Espírito Santo que o(a) conduza sempre no caminho do amor: “Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. Que a minha vida seja sempre iluminada por vós.
Fecho os olhos, entro em meu santuário interior e abro meu coração para acolher a Palavra do Evangelho. Leio quantas vezes for necessário, o texto de hoje, até interiorizar o relato.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Em que lugar acontece a narrativa? Quem faz parte dela? Quais são as palavras ou gestos dos personagens?
“Aquele que um dia foi evangelizado, deve evangelizar, aquele que ouviu a Boa-Nova, deve anunciá-la. Neste texto encontramos dois exemplos: João Batista, vendo Jesus, proclama-o Cordeiro de Deus; André, ao descobrir o Cristo, vai logo anunciar a grande descoberta ao seu irmão Pedro. O evangelista não esquece de registrar o momento da graça: quatro horas da tarde. Depois do anúncio vem a catequese. Os dois discípulos foram até onde Jesus morava e ficaram com ele o tempo necessário. A atitude foi recompensada e Jesus anuncia a comunidade futura que será confiada, especialmente, a Simão, denominado Pedro, pedra angular da Igreja. O termo aramaico pedra aponta para a nova missão de Simão Pedro: pedra angular da Igreja.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Permaneça em silêncio por alguns instantes e leia novamente o Evangelho. Qual palavra do texto mais encontrou sintonia com a sua vida? Faça a sua meditação com a Palavra e escute o que o Senhor quer lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Reze ao Senhor para que ela se torne vida em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)
Pergunto: Mestre onde moras? Fico em silêncio até entrar em intimidade com Deus e proponho-me a ficar com Ele, em diálogo com Ele e a minha vida e vida da humanidade.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]