3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico C
06 de maio de 2019
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, que nosso coração esteja sempre aberto para compreender os teus sinais. Que não nos falte o pão do sustento e o pão da Palavra.
PRIMEIRA LEITURA: At 6,8-15
Leitura dos Atos dos Apóstolos
– Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.
10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.
13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.
15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo .
- Palavra do Senhor.
– Graças a
SALMO 119 (118)
—Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
— Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
— Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!
— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
EVANGELHO: Jo 6,22-29
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
– Glória a vós, Senhor.
Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas
23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
São João não relata a instituição da Eucaristia. Em compensação, ele nos dá de
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
No início de mais uma semana, em sintonia com a Palavra de Deus, acolhemos o convite de Jesus para trabalharmos pelo alimento que não perece e que permanece até a vida eterna. Este alimento é o próprio Jesus. Que Ele nos acompanhe neste dia, em nossos trabalhos, estudos, em todas as atividades que realizarmos, e nos sacie com seu amor e sua paz. Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, enviai sobre nós, como prometestes, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Depois de uma leitura atenta, detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção. O que procura a multidão? De que forma Jesus a acolhe? Qual questionamento Jesus faz para a multidão? Quais perguntas a multidão dirige a Jesus? Qual é o tema central da narrativa? O que significa praticar as obras de Deus?
“As tentações acompanharam Jesus ao longo de toda a sua existência terrena. Depois do episódio dos pães, em que a multidão comeu à saciedade, e ante a tentativa de proclamá-lo rei, Jesus se retira, sozinho, ao monte. Ele rejeita terminantemente qualquer tentativa de compreender ou reduzir a sua missão a uma dimensão estritamente político-social (cf. Mt 4,3-4; Lc 4,3-4). Por isso, recolhe-se para rezar. À multidão que o procura insistentemente, Jesus declara o equívoco dela: não o procuram porque o que ele faz remete ao mistério de Deus; procuram-no somente para satisfazer suas necessidades corporais. No entanto, a vida do ser humano não se reduz a bem material. O alimento que o Senhor oferece é de outra natureza, não perecível e que introduz na vida eterna. Mais adiante, Jesus afirmará que o pão que dá a vida é ele mesmo (Jo 6,48). Mas, para receber esse alimento, é preciso crer em Jesus, enviado do Pai. A ‘obra de Deus’, o fazer exigido, é crer em Jesus, ‘imagem do Deus invisível’. Ademais, é preciso procurar o Senhor pelo Senhor, e não por aquilo que nos possa dar. Essa gratuidade se impõe a quem queira ser sustentado pelo ‘pão descido do céu” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que significa crer em Jesus, o Pão da Vida? Para quais fomes e necessidades humanas procuramos em Jesus a resposta? A obra de Deus é crer em Jesus. O que significa para você crer em Jesus?
“Hoje, vemos uma multidão correr atrás de Jesus com a ilusão de riquezas, bens materiais, curas e libertações. Afinal, teria Jesus prometido essas coisas a quem o segue? Tem fundamentação bíblica essa imagem de Jesus que tem coisas materiais para dar? É por essas incompreensões que se corre atrás do Senhor? Como nosso povo vive iludido por falsos pastores! No evangelho, Jesus repreende aos que o procuravam por causa dos pães multiplicados no dia anterior. Ele não queria exploradores atrás dele. O que Jesus tem para oferecer é a vida eterna. O pão é fruto do nosso trabalho, do nosso suor, das nossas capacidades oferecidas por Deus. Vamos trabalhar pelo alimento que não passa!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Oração (Vida)
Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e experienciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Paulinas
[apss_share]