Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 21,28-32
É necessário avaliar a ligação da fé com a vida, a relação da nossa oração com nossas atitudes.
Façamos a oração do dia: Pai, quero ser para ti um filho que escuta a tua Palavra e se esforça para cumpri-la com sinceridade. Que a minha resposta a teu apelo não seja pura formalidade.
3ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B
Liturgia do dia 15 de dezembro de 2020
PRIMEIRA LEITURA: Sf 3,1-2.9-13
Leitura da Profecia de Sofonias.
Assim fala o Senhor: 1“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus.
9Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços. 10Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas.
11Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias.
12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 34(33)
— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
— Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.
EVANGELHO: Mt 21,28-32
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
João Batista continua em
Isso, porém, não aconteceu. Quem se considera justo acha que não precisa de conversão. Autoridade religiosa que se considera justa imagina que tem contato direto com Deus e nunca erra. Assim se explica a dificuldade das teocracias. Governantes religiosos sentam-se no trono de Deus e governam com autoridade divina.
Assim pensam eles, mas não o povo. Entendendo o Reino de Deus como o céu, as prostitutas e os cobradores de impostos estão precedendo os sacerdotes e os anciãos do povo, que estão sendo deixados para trás. A advertência vale para todos os cristãos de hoje em relação aos não cristãos e aos considerados pecadores.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho com bastante atenção quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e repita as palavras que lhe chamaram atenção. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e procure identificar o tema central do Evangelho.
“Esta parábola tem um endereço certo. Jesus visitou o Templo de Jerusalém e foi questionado pelos sumos sacerdotes e anciãos do povo sobre sua autoridade. E eles mesmos tiveram de avaliar as duas propostas e admitir que o primeiro filho fez a vontade do Pai. É a legião dos publicanos, prostitutas e pecadores de todo tipo que refizeram suas escolhas.
O outro filho representa as elites religiosas, que tudo conheciam e que colocavam a si mesmos como modelos. Sua vida religiosa era apenas intelectual: diziam, ensinavam, mas não faziam. Todos somos convidados a reler nossa vida à luz desta parábola. É necessário avaliar a ligação da fé com a vida, a relação da nossa oração com nossas atitudes.”
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim?
Como são minhas atitudes? Digo sim, mas não vou, não faço? Ser cristão é ser resposta de adesão a Cristo. A parábola é clara: não basta falar é preciso fazer, ser coerente.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e bondade, e faça a sua oração. Apresente suas intenções e preocupações ao Senhor…
Vamos pedir a Deus que continue insistindo conosco mesmo quando resistimos, somos lentos em responder aos seus apelos e convites.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?
Bênção
Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.
Confira a Homilia dominical. – Clique aqui