Oração diária, Um pouco de tempo, e não me vereis... - Jo 16,16-20

Onde está o Espírito Santo, há alegria, paz interior e tranquilidade do coração, antes irrequieto, e que agora repousa em Deus. “Não entristeçam o Espírito”

Façamos a oração do dia: Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam “ver” Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 13 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 18,1-8 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas –, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.

4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.

7Então,

saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 98(97)

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

EVANGELHO: Jo 16,16-20

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns

dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.

18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Eu vou para junto de meu Pai. Daqui a pouco vocês não me verão mais. Depois me tornarão a ver. Vocês vão chorar, e o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão tristes, mas depois a tristeza de vocês se transformará em alegria.” Isto foi o que Jesus disse despedindo-se de seus discípulos. Ele, a Palavra de Deus encarnada, vai partir e virá o Espírito. Os discípulos de então e de agora terão a revelação completa de Deus que é Pai, Filho e Espírito.

Revelação

que não é apenas ilustração da inteligência e sim habitação. Santa Elizabete da Trindade tinha sempre uma expressão facial de alegria porque dizia ela: “Crer que um ser que se chama Amor habita em nós a todo instante do dia e da noite, e nos pede que vivamos em sociedade com Ele, eis aqui, garanto-vos, o que tem feito de minha vida um céu antecipado”. Em última análise, a alegria é o Espírito, presença intima de Deus na criação e nas criaturas. Onde está o Espírito há alegria, paz interior e tranquilidade do coração, antes irrequieto, e que agora repousa em Deus. “Não entristeçam o Espírito”, diz Paulo aos efésios.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Como discípulos(as), neste momento de oração, perguntemos ao Senhor, nosso Deus: O que significa a doença, o sofrimento e tantas desorientações em nossa história?

Oremos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho: O que Jesus está querendo que os discípulos compreendam?

“A morte de Jesus significará ausência e tristeza. Mas a morte é fecunda, pois dará lugar à alegria, uma vez que será o princípio de uma presença nova, a presença do Ressuscitado, que age mediante o Espírito Santo. É um doloroso parto, mas que traz vida nova. O que aconteceu com Jesus, ocorre com todos: para dar fruto, o grão de trigo deve morrer. Também a comunidade é chamada a dar testemunho de que pode ir até a morte, como suprema entrega: morrer para dar a vida. A alegria é outro componente neste discurso de adeus aos seus discípulos. A alegria virá após a tristeza. Esta será causada pela morte violenta por qual Jesus irá passar. Já a alegria virá com a ressurreição: será completa e para sempre.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !