Liturgia diária, É permitido curar ou não em dia de sábado? - Lc 14,1-6

30ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico C

01 de novembro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, predispõe-me a manifestar meu amor a quem precisa de mim, sem inventar justificativas para me dispensar desta obrigação urgente.

PRIMEIRA LEITURA: Rm 9,1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.
4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém!

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO Sl 147 (147B) 

          — Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

EVANGELHO: Lc 14,1-6

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Olhando o universo, o planeta Terra é o único, ao menos até agora, no qual há vida consciente racional. Entre os seres animados, alguns, quando não são solicitados por uma necessidade biológica ou ameaçados por algum perigo, eles dormem. Outros, e estes são os seres humanos racionais, quando não solicitados nem ameaçados, fazem perguntas, procuram um objetivo para a vida, alegram-se com a beleza, refletem sobre a bondade e as imperfeições, procuram melhorar a vida na terra, dedicam-se à matemática, à física, à filosofia, à teologia. Não dormem, dizem os filósofos, mas entregam-se a atividades transcendentais. O ser humano tem um valor intrínseco que supera os minerais, os vegetais e os animais irracionais. Tudo o que o cerca adquire valor pelo valor que ele tem. Por causa do ser humano, o Verbo de Deus se fez homem e veio habitar entre nós em nosso planeta Terra. Veio para salvar o ser humano racional. Jesus não veio a este mundo para lapidar diamantes ou cultivar flores. Ele veio por causa do ser humano. Veio pescar gente. A Casa Comum merece todo respeito e todo cuidado por ser a Casa do ser humano. A mulher e o homem são tão importantes que é permitido curá-los em dia de sábado. O sábado foi feito para eles.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Tome consciência de que você está na presença de Deus, em oração, e peça a Jesus disposição de mente e coração para que todo o seu ser se abra ao Evangelho deste dia. Você crê que o Evangelho é sempre a Boa Nova, a Alegre Notícia que Jesus quer lhe dar? Em silêncio, faça uma oração espontânea, falando com Jesus na simplicidade de seu coração.

Leitura (Verdade)
“A cura do hidrópico é a terceira e última que acontece em dia de sábado. Como nas anteriores, Jesus se apresenta como o Senhor do sábado, isto é, livre e autorizado para restabelecer a saúde integral do ser humano. Deus Pai garante sua atuação e ratifica como legítima sua interpretação da lei. A vida não pode esperar e Jesus passa por cima da lei judaica em nome da vida. Nesta refeição as peças são marcadas. Os fariseus não querem a doutrina do Mestre, mas esperam qualquer pretexto para o acusarem. Por outro lado, Jesus mostra a hipocrisia deles e suas interpretações legais oportunistas. Em Jesus, cura e libertação andam juntas. Ele tomou o homem pela mão e o devolveu à normalidade da vida” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Jesus presta atenção e examina o valor da lei: o que ela defende? A partir disso, sente-se livre para devolver a vida plena a esse homem doente e impedido de ser feliz.

Meditação (Caminho)
Jesus convida os mestres da lei a refletirem sobre os valores da lei. Para Ele, cura e libertação andam sempre juntas, e, em favor de uma vida mais plena, Jesus quer que a pessoa seja feliz. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). O que a lei promove? A vida ou somente interesses pessoais ou institucionais? Quando lhe é permitido desobedecer a uma lei? Você sabe quais são as principais Leis de Deus? Você as observa e as defende? Reza para que todos tenham vida, e vida que deixe a pessoa feliz? É compassivo(a) com as pessoas que carecem de vida feliz?

Oração (Vida)
“Jesus Divino Mestre, ensina-me a valorizar a vida acima de qualquer lei humana. Tu amas a vida porque ela é um precioso dom do Pai Amoroso. Faz, Senhor, que eu também defenda e promova a vida em qualquer circunstância ou situação. Quero amar a minha vida e ajudar as outras pessoas a amarem a sua, independentemente de raça, cor ou posição social, principalmente meus irmãos e irmãs mais empobrecidos. Mestre Divino, isso te peço em comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Você se sente em plena sintonia com Jesus Mestre e contempla o valor, o apreço que a Trindade Santa tem por sua vida, pela de sua família e pela de cada ser humano ao seu redor? Agradeça a vida que borbulha em nosso planeta e em todo o universo. “Sinto-me irmão(ã) do vento, das águas, da chuva, do sol, dos astros; sou um pequeno grão de areia, uma gota de orvalho, e, no entanto, sou um prodígio do Criador de todas as coisas.”

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]