Oração diária, Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados... - Lc 12,35-38

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 12,35-38

Precisamos estar em prontidão. O cinto amarrado significa estar pronto para o chamado; a lâmpada acesa é o sentido da caminhada: saber para onde iremos

Façamos a oração do dia: Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas, para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 20 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ef 2,12-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 12naquele tempo, éreis sem Messias, privados de cidadania em Israel, estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. 13Mas, agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro da separação: a inimizade. 

15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a

inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai.

 19Assim, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 85(84) 

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos

altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

EVANGELHO:  Lc 12,35-38

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! –

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus continua ensinando enquanto caminha para Jerusalém. Aplicando para nós

o que ele diz, pode ser hoje o dia da nossa morte, pode ser hoje o dia em que ele voltará para julgar a humanidade. Não importa. Ele pode vir a qualquer hora, estamos acordados, preparados, vestidos, com as lâmpadas acesas, prontos para abrir a porta se ele bater. Nós nos sentamos muitas vezes à mesa da Eucaristia, e nos sentamos à mesa do convívio humano e fraterno.

Queremos também nos sentar à mesa do banquete da eternidade, não mais vendo o Cristo sob as espécies do pão e do vinho, mas face a face, sendo por ele mesmo servidos. Enquanto peregrinamos neste mundo, muitas vezes nos sentamos à mesa em companhia de nossos familiares ou de nossos amigos. Este convívio é bom porque necessitamos uns dos outros e nossa natureza, se estiver bem, é sociável.

Nós nos sentamos também em volta do altar, que é tanto a mesa da última ceia quanto a cruz do sacrifício de Jesus. Somos a família de Jesus servida e alimentada por ele, que nós vemos na fé. Um dia continuaremos sentados juntos e a luz da glória substituirá a luz da fé. Então veremos o Senhor como ele é e nos veremos como somos. O texto continua e, amanhã, nos dirá o que significa na prática estar preparado para quando Jesus vier.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Quem espera no Senhor alcança a paz. O próprio Senhor servirá àqueles que nele esperam: “Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para abrir a porta, logo que ele chegar e bater.” O texto de hoje chama nossa atenção para a vigilância. Faça a leitura do Evangelho e destaque os versículos ou palavras que mais lhe chamaram atenção.

“O texto é convite para estar em prontidão. O cinto amarrado significa estar pronto para qualquer chamado; a lâmpada acesa é o sentido da caminhada: saber para onde queremos ir. Estar acordado é o preço da vigilância e da responsabilidade. O dono – o próprio Deus – nos confiou seus bens, que devemos guardar com cuidado. A contrapartida é surpreendente: o próprio patrão serve o empregado fiel. Sua chegada é sempre imprevista e não se presta a especulações. Estar acordado significa um projeto coerente de vida, que serve para todas as situações. Este projeto não é centrado na própria pessoa, mas na vida do seu senhor. Na ótica de Jesus, esta postura significa fazer a vontade do Pai.”

Meditação (Caminho)

Aguardar acordados as visitas de Jesus em nossa vida. Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer…
Tenho consciência de estar acordado para as propostas de Jesus? Qual caminho Ele me indica?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Por meio da oração, falamos ao coração de Deus, que está sempre pronto para nos escutar. Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração pessoal, apresentando-lhe suas necessidades, suas preces, seus louvores e agradecimentos. Agradeça a Deus tudo que Ele realiza em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje? Como quer ficar acordado para caminhar de lâmpada acesa?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui