Liturgia diária Mantenha-se em permanente vigilância e oração

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Façamos a oração do dia: Pai, ajuda-me a estar em permanente vigilância e oração, preparando-me para o encontro com teu Filho Jesus e ser acolhido por ele.

34ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 27 de novembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Dn 7,15-27 

Leitura da Profecia de Daniel.

15“Fiquei chocado em meu íntimo: eu, Daniel, fiquei aterrorizado com estas coisas, e as visões da imaginação me deixaram perturbado. 16Aproximei-me de um dos presentes e pedi-lhe que me desse explicações sobre o significado de tudo aquilo. Respondeu-me, fazendo-me conhecer a interpretação das coisas: 17‘Estes quatro possantes animais são quatro reinos que surgirão na terra; 18mas os que receberão o reino são os santos do Altíssimo; eles ficarão de posse do reino por todos os séculos, eternamente’.

19Depois, quis ser mais bem informado a respeito do quarto animal, que era bastante diferente dos outros e o mais terrível de todos, com seus dentes de ferro e garras de bronze, sempre devorando e triturando, e calcando aos pés o que restava; 20e ainda a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e sobre o outro que nascera e fizera cair outros três, sobre o chifre que tinha olhos e boca, e que fazia ouvir uma fala forte, e era maior que os outros. 21Eu

continuava a olhar, e eis que este chifre combatia contra os santos e vencia, 22até que veio o Ancião de muitos dias e fez justiça aos santos do Altíssimo, e chegou o tempo para os santos entrarem na posse do reino.

23Respondeu-me assim: ‘O quarto animal é um quarto reino que surgirá na terra, e que será maior do que todos os outros reinos; há de devorar a terra inteira, espezinhá-la e esmagá-la. 24Quanto aos dez chifres do reino, serão dez reis; um outro surgirá depois deles, e este será mais poderoso do que seus antecessores, e abaterá os três reis, 25e articulará insolências contra o Altíssimo e perseguirá seus santos e se julgará em condições de mudar os tempos e a lei; os santos serão entregues ao seu arbítrio por um tempo, por tempos e por um meio-tempo; 26o tribunal se estabelecerá, e ao chifre será tirado o poder, até ser destruído e desaparecer para sempre; 27e então, que seja dado o reino, o poder e a grandeza dos reinos que existem sob o céu ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é um reino eterno, e a quem todos os reis servirão e prestarão obediência”.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO Dn 3,82-87

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Filhos dos homens, bendizei o Senhor!

— Filhos de Israel, bendizei o Senhor!

— Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!

— Servos do Senhor, bendizei o Senhor!

— Almas dos justos, bendizei o Senhor!

— Santos e humildes, bendizei o Senhor!

EVANGELHO: Lc 21,34-36

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Fim do ano litúrgico e começo do Advento. O Filho do Homem vem para julgar o universo criado. O Evangelho de Lucas nos dá recomendações para o encontro com o Senhor que vem: permanecer de pé diante do Filho do Homem, quando ele chegar; não cair por ter comido demais ou por ter bebido em excesso, nem por estar sobrecarregado com as preocupações desta vida; permanecer atento para não ser pego de surpresa. No fim da tarde deste sábado, a liturgia começa o seu ano-novo. No Tempo Comum do ano que termina, lemos o Evangelho de Marcos. Foi o Ano B. Com o Advento, iniciamos o Ano C, no qual o principal Evangelista é São Lucas.

A Escritura, lida e proclamada neste tempo, fim e começo de ano litúrgico, nos coloca diante do Senhor que está vindo. Não costumamos usar o verbo “voltar” nem “retornar”. O pensamento é: O Senhor vem! O católico praticante – numa expressão infeliz, porque o que significa ser católico não praticante? – sabe que o Senhor vem, do nascer ao pôr do sol, em cada Missa celebrada em algum lugar deste mundo. O Natal acontece no altar. O julgamento do mundo acontece no altar. Os vivos e os mortos se encontram no altar. O altar é mesa de sacrifício. Nela Jesus dá a sua vida para que todos tenham vida. O altar é mesa de refeição, multiplicada no universo, para que não falte a ninguém o pão de cada dia e ninguém esteja só.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Procuremos um lugar silencioso para iniciar a nossa leitura orante e peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta, convidando-nos a viver como discípulos atentos, vigilante, despertos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, com bastante calma e atenção. Durante a leitura, destaque os verbos que aparecem no texto. Silencie seu coração e permita que a Palavra ilumine a sua vida.

“O pior mal é aquele ao qual nos acostumamos. Partimos do pressuposto de que temos muito tempo ainda e que o Dia do Senhor vai tardar. O tempo de Deus é hoje. Hoje é o tempo de amar, de partilhar, de viver a Boa-Nova para evitar possíveis surpresas. A vida é um eterno aprendizado desde a infância. Aprendemos a caminhar, a falar, a ler. É preciso aprender a viver, a envelhecer e morrer. Jesus, em outras passagens, nos diz que está na hora de despertar do sono e, num dia, poder ficar de pé diante do Filho do Homem. A vida é feita de escolhas, e cada escolha sinaliza a próxima escolha. No horizonte todo deve figurar o Dia do Senhor, que não sabemos quando acontecerá. A oração e a atenção sinalizam a espera.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Que caminhos o Senhor me indica? Releia o Evangelho com muita atenção, permitindo que a Palavra se misture com a sua vida. Deixe que o Senhor, por meio dela, toque profundamente sua mente e coração. Escute o Senhor e Mestre de sua vida.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Impelido(a) por tudo aquilo que escutou do Senhor, conte a Ele o que deseja. Faça a sua oração entregando-lhe tudo que é e tem. Apresente a Deus, Pai de amor bondade, suas intenções e preces.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !