Oração diária Felizes são vossos olhos, porque veem

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 13,16-17

Festejando os avós de Jesus colocamos no coração do Filho de Deus nossos AVÓS, juntamente com nossa prece de amor e de gratidão.

Façamos a oração do dia: Pai, dobra a dureza do meu coração que me impede de ouvir e compreender a palavra de teu Filho. Faze-me penetrar nos mistérios do Reino escondido nas parábolas.

São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 26 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Eclo 44,1.10-15  

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 132(131)

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

EVANGELHO: Mt 13,16-17

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O breve texto de São Mateus se refere aos avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana. Seus olhos viram o Salvador e seus ouvidos o ouviram. Por isso são felizes. Profetas e justos que, por revelação, sabiam que o Messias Salvador deveria vir ao mundo, desejaram vê-lo e ouvi-lo. Não conseguiram, mas Sant’Ana e São Joaquim, sim.

Felizes

os avós de Jesus e felizes todos os nossos avós no dia de hoje. Há avós jovens, embora o normal seja que tenham um pouco mais de idade em relação aos netos que formam a segunda geração. Pensamos hoje nos idosos, desejando que saibam envelhecer com sabedoria. Quem não quer envelhecer deve morrer jovem. Como não temos pressa de morrer, vamos vivendo com entusiasmo dia após dia. Sem levar em conta a idade, você é você, o mesmo de sempre. Dizem os italianos que a “velhice é feia”.

Ora, feio é o que não é bonito. Bonito é o que, visto, agrada. Todos podemos ser agradáveis, não importa a idade. Existe uma Pastoral da Pessoa Idosa, iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann e do geriatra Dr. João Batista Lima Filho, que tem por objetivo “assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua autorrealização”.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje festejamos Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria, através desta família Deus foi preparando a vinda de seu Filho Jesus. Sant’Ana e São Joaquim estavam no plano divino, que sempre escolheu os simples como colaboradores fiéis de seu Reino. Festejando os avós de Jesus colocamos no coração do Filho de Deus nossos AVÓS, juntamente com nossa prece de amor e de gratidão.

Leitura (Verdade)

“O Reino de Deus é mistério. Isso significa algo maravilhoso e que supera nossa capacidade de entendê-lo plenamente. Deus tem paciências infinitas e, ao longo dos séculos, foi revelando aos poucos os seus desígnios. E esta revelação encontra oposição dos que imaginavam um Deus diferente.

Quase sempre essa imagem vem afetada por nossas limitações. Na plenitude dos tempos, Deus se revela à humanidade, sem sombras e sem véus. Esta revelação é feita na pessoa de Jesus. Mesmo assim, muitos não quiseram ver nem ouvir a Boa-Nova. Felizes somos nós, dois mil anos depois, porque temos a Bíblia Sagrada, a Eucaristia e a Igreja. Nesse caminho, andamos sem temor e com o compromisso de revelar aos outros o Caminho, a Verdade e a Vida.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meditar não é ficar no vazio, então volte ao texto bíblico, leia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra.

Por quais realidades agradeço a Deus porque meus olhos veem e meus ouvidos ouvem? Com que disposição de fé e sinceridade eu acolho a Palavra de Deus? Ela me deixa maravilhado(a)?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que a Palavra o(a) leva a rezar neste dia? Quais realidades lhe vêm à mente e ao coração? O que você gostaria de apresentar ao Senhor? Faça um instante de silêncio e reze com o Senhor pelas realidades de sua vida e de seu povo.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !