Oração diária, Vinde! Tudo está pronto para o banquete - Lc 14,15-24

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 14,15-24

Nossa vida é formada a partir de escolhas. Se colocarmos no topo de nossas escolhas os bens materiais, não sobrará tempo para Deus

Façamos a oração do dia: Pai, tu me convidas cada dia para participar das alegrias de teu Reino. Que eu saiba acolher teu convite paterno, fazendo-me solidário com os pobres e os deserdados deste mundo.

31ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 03 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Fl 2,5-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses – Irmãos, 5tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens.

Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor” para a glória de Deus Pai.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO
22(21)

— Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!
— Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!

— Cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão; seus corações tenham a vida para sempre!”

— Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Pois ao Senhor é que pertence a realeza; ele domina sobre todas as nações. Somente a ele adorarão os poderosos.

— Toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará, o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!”

EVANGELHO:  Lc 14,15-24

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus

respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas.17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.

18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.

21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.

22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.

Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Ainda na casa do fariseu que o convidara, Jesus lhe sugeriu que convidasse para uma refeição aqueles que não teriam como retribuir, como pobres e aleijados, cegos e coxos. Esse é o caminho da felicidade e a recompensa virá na ressurreição dos justos. Alguém, ouvindo isso, exclamou: “Feliz quem come o pão no Reino de Deus!”, e Jesus respondeu com uma parábola: alguém preparou um grande jantar e os convidados não compareceram. O dono da casa mandou então um empregado chamar pobres, aleijados, cegos e coxos, e fez com eles o jantar. Se os convidados pensaram que sem eles o jantar não aconteceria, se enganaram. Foram substituídos por quem não precisava de convite.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Por meio de parábolas, Jesus instruía o povo sobre os mistérios do Reino de Deus. Hoje, com a parábola do rei que deu um grande banquete, Jesus nos lembra de que todos estão convidados a participar do Reino, porém, é necessário decidir-se plenamente por ele. Abramos o nosso coração para acolhermos os ensinamentos de Jesus para o nosso dia.

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual comparação Jesus faz para falar do Reino dos Céus? Por que a recusa em aceitar participar do banquete? Quem foram os convidados para a festa? O que eles representam?

“Ninguém pode participar do banquete se não for convidado e somente fica fora dele aquele que voluntariamente se exclui. Muitos dos convidados da “primeira lista” esconderam-se atrás de desculpas. E as desculpas levavam em conta os bens materiais. Houve uma segunda lista, a lista dos que nunca são convidados.

E a sala ficou cheia. Convite é gratuidade. Nós também somos convidados, não porque merecemos, não porque somos bons, mas pela bondade do Pai. Nossa vida é formada a partir de escolhas. Se colocarmos no topo de nossas escolhas os bens materiais, não sobrará tempo para outras e melhores escolhas. O Reino não fracassará. Somos convidados a ser parceiros de Deus para a festa do Reino.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra do Evangelho encontrou profunda sintonia com a minha vida? Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus desperta em seu coração.

Oração (Vida)

Ouvimos Deus que falou conosco por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer ao Senhor?

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Cristo faz a todos o convite para a vida e para a salvação. Mas a decisão é pessoal. Como quero responder a este convite, hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !