Oração diária A oração e a caridade

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

17 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, só te agradam as ações feitas na simplicidade e no escondimento. Que eu procure sempre agradar-te, enveredando por este caminho.

PRIMEIRA LEITURA: 2Rs 2,1.6-14

Leitura do Segundo Livro dos Reis – 1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: “Permanece aqui, porque o Senhor me mandou até o Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos.
7Então, cinquenta dos filhos dos profetas os seguiram, e ficaram parados, à parte, a certa distância, enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito”.
10Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado”. 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12Eliseu o via e gritava: “Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas. 13Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando sobre seus passos, estacou à margem do Jordão.
14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” E bateu nas águas, que se dividiram, para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 31(30) 

 — Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!
— Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!

— Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

— Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais. No interior de vossa tenda os escondeis, protegendo-os contra as línguas maldizentes.

— Amai o Senhor Deus, seus santos todos, ele guarda com carinho seus fiéis, mas pune os orgulhosos com rigor.

EVANGELHO: Mt 6,1-6.16-18

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fi­queis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

É bom aparecer diante de Deus. Diante dos homens, nem sempre. Paulo escreveu aos tessalonicenses sobre o tempo em que esteve com eles e disse: “Não foi inútil a nossa estada entre vós”, porque “não me apresentei com adulações, nem com secreta ganância. Tampouco procuramos o elogio dos homens, quer vosso, quer de outrem”. Que a mão direita não saiba o que faz a esquerda. Faça sempre o bem, sem querer ser visto, a não ser por Deus, que tudo vê.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Somos habitados por uma fome de infinito, de silêncio e de quietude interior. A oração é mais vigorosa neste ambiente do que no burburinho de palavras. Orar é deixar-se tocar pelo olhar misericordioso de Deus. É encontro com nossa responsabilidade individual. Por isso, preparo-me para este momento de meditação orante com o coração calmo e sedento da Palavra de Deus.

Leitura (Verdade)
“Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados.” Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) a compreender o Evangelho de hoje.

“A prática religiosa é exemplificada por Jesus em três atitudes: dar esmola, jejuar e orar. Elas não esgotam a dimensão religiosa, mas são caminhos preferenciais. Mateus coloca duas maneiras de agir: a correta e a errada. A vaidade e o orgulho caracterizam a maneira errada, e essa maneira terá uma miserável recompensa, que será a admiração dos outros. A maneira correta é agir e orar em face de Deus, na gratuidade. Estas três atitudes precisam ser mais bem entendidas. Por esmola entendemos toda caridade; e mais do que dar o que temos, dar o que somos. O jejum faz bem ao corpo e à alma, mas deve ter um viés de amor ao próximo. E a oração é o encontro do filho, em dificuldades, com o Pai sempre generoso.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Releio o Evangelho e deixo-me tocar por ele, coloco-me à disposição para escutá-lo mais profundamente. Permaneço em silêncio por alguns minutos e deixo que a Palavra de Deus se misture com a minha vida, refletindo sobre as frases ou palavras que mais me tocaram.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, coloque-se na presença do Senhor. Ele está com você e deseja ouvir o que você tem a lhe dizer, por isso, conte-lhe tudo que há em seu coração, suas preocupações e seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude nova, inspirada no Evangelho, você deseja viver hoje?

Bênção
” Saúdem-se uns aos outros com o beijo da caridade. Que a paz esteja com todos vocês que estão em Cristo” ( I Pd 5,14).

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]