6ª feira depois das Cinzas – Ano Litúrgico A
28 de fevereiro de 2020
Deseja ler a liturgia diária do dia 27 de fevereiro – Clique aqui
ORAÇÃO DO DIA
Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.
PRIMEIRA LEITURA: Is 58,1-9a
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 51(50)
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Tende piedade ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
EVANGELHO: Mt 9,14-15
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Jesus nos deixou um só mandamento, o do amor fraterno: “Isto é o que vos ordeno, que vos ameis uns aos outros”. Tudo
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Em espírito de reflexão que o tempo quaresmal pede, dedico este momento para o jejum de minha mente e curiosidades. Foco-me na Palavra deste Evangelho e peço a assistência do Espírito Santo para que esta meditação orante me fortaleça no seguimento de Jesus.
Vinde, Espírito Santo!
Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da Terra.
Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.
Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Como entendo as palavras que Jesus diz aos seus discípulos? O ensinamento de Jesus muda meu modo de pensar?
“Os judeus jejuavam regularmente; os mais fervorosos o faziam duas vezes por semana. Jesus caracteriza o jejum como expressão de tristeza, portanto, incompatível com sua presença, visto que é ele o noivo da Nova Aliança. O Reino de Deus é festa e alegria. O jejum adquire sentido quando unido à caridade e à partilha. Hoje muitos se impõem pesados jejuns para ter uma silhueta mais esbelta. Uma das boas formas do jejum é combater o consumismo e o desperdício. O atleta cuida bem do corpo tendo em vista seus objetivos. Para o cristão, o jejum implica vida moderada para poder assumir uma positiva escala de valores. Na Quaresma somos convidados a pensar na multidão de pessoas obrigadas a fazer jejum todos os dias.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Se você esta fazendo esta Leitura orante (LO) certamente já vive o discipulado de Jesus. Como você se propôs viver o jejum neste tempo de Quaresma? Você está em sintonia com o que acaba de meditar? Que sentimentos lhe trazem as decisões de seguir o caminho de Jesus? Alegria, coragem? Tristeza, desanimo?
Oração (Vida)
O que você quer dizer a Deus nesta oração?
Faça uma oração intima, mas em sintonia com a humanidade tão necessitada. Entregue a Deus suas suplicas e as dores de tantos irmãos, irmãs em sofrimento: jovens desorientados, pais angustiados, nações em guerra, doentes, desempregados, excluídos e também os que se esforçam por construir um mundo melhor. Unamos nossas preces pela paz e dignidade humana. Façamos tudo em favor da vida.
Contemplação (Vida e Missão)
Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2020 cujo tema é: Fraternidade e vida: dom e compromisso, qual é seu engajamento? Determine alguma ação prática.
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Carmen Maria Pulga
[apss_share]