Liturgia diaria 11 de janeiro de 2016

1ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

13 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna-me solícito em atender o convite à conversão, proclamado por Jesus. Que eu não perca a chance que me é dada de aderir, com sinceridade, ao teu Reino.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 1,1-8

Início do Primeiro Livro de Samuel – 1Havia um homem sufita, oriundo de Ramá, no monte Efraim, que se chamava Elcana, filho de Joroam, filho de Eliú, filho de Tou, filho de Suf, efrainita.
2Elcana tinha duas mulheres; uma chamava-se Ana e a outra Fenena. Fenena tinha filhos; Ana, porém, não tinha. 3Todos os anos, esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor todo-poderoso, em Silo.
Os dois filhos de Heli, Ofni e Finéias, eram sacerdotes do Senhor naquele santuário. 4Quando oferecia sacrifício, Elcana dava à sua mulher Fenena e a todos os seus filhos e filhas as porções que lhes cabiam. 5A Ana, embora a amasse, dava apenas uma porção escolhida, pois o Senhor a tinha deixado estéril.
6Sua rival também a magoava e atormentava, humilhando-a pelo fato de o Senhor a ter tornado estéril. 7E isso acontecia todos os anos. Sempre que subiam à casa do Senhor, ela a provocava do mesmo modo. E Ana chorava e não comia.
8Então, Elcana, seu marido, lhe disse: “Ana, por que estás chorando e não te alimentas? E por que se aflige o teu coração? Acaso não sou eu melhor para ti do que dez filhos?”

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 116(115)

          — Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
— Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!

EVANGELHO: Mc 1,14-20

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Estamos iniciando o Tempo Comum. Ilumine o seu dia com a Palavra do Senhor! Ilumine o dia de hoje com a passagem do Evangelho que você acaba de ler! Há uma Boa Notícia para você. Certamente você e eu estamos esperando por uma boa notícia que não chega nunca. Talvez ela esteja oculta em algum acontecimento de hoje. É possível também que a boa notícia tenha chegado até você sem que você a percebesse. A Boa Notícia de Jesus no Evangelho diz que o tempo se completou e o Reino de Deus está próximo. Quando se diz que o tempo se completou, entendemos que o tempo se esgotou, que não há mais tempo para continuar fazendo o que estávamos fazendo. Há algo novo acontecendo, e esse novo é o Reino de Deus. O primeiro significado de Reino de Deus é a própria pessoa de Jesus. Ele é o Reino. Em torno dele, de sua presença, o governo de Deus se torna efetivo e visível. Para que todas essas considerações não sejam teóricas, o Evangelho diz que Jesus começa a chamar colaboradores para serem pescadores de gente. Antes eram pescadores de peixe, agora deverão cuidar e ocupar-se do ser humano.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Acalmo minha mente e me disponho a escutar o que o Evangelho me diz hoje. Acolho sua Palavra e aceito seu convite de ser um discípulo(a) missionário(a).
Rezo ou canto: “Abre, Senhor, os meus lábios a cura o meu coração”.
Pai querido, dá-me um coração pobre, disposto seguir o chamado de teu Filho Filho Jesus. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo em meio as relações e acontecimentos deste dia e a graça de amá-lo com fidelidade até o fim.

Leitura (Verdade)
Releio o Evangelho e identifico o convite de jesus e as respostas dos discípulos.
“A prisão de João encerra um período e abre outro. Jesus inicia sua missão. O Evangelho pode ser compreendido tanto como o Evangelho que é de Deus e o Evangelho que anuncia a Deus. Marcos é o primeiro a escrever seu Evangelho. Seu objetivo é, em cada página, mostrar quem é Jesus. Ele faz uma síntese do que virá: “Anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo, o Filho de Deus”. A primeira atitude de Jesus é formar uma comunidade, com que atuará no anúncio do Evangelho. Não convocou sábios nem poderosos, mas preferiu a simplicidade e a disponibilidade de pescadores do lago. Homens rudes, acostumados ao sol inclemente e às tempestades, eles deixaram tudo e seguiram a Jesus imediatamente. Sua nova profissão: pescadores de homens.”(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que significa, para mim, deixar tudo para seguir Jesus? Ele promete aos discípulos que serão pescadores de homens. Como entendo essa promessa de Jesus? Confio em sua palavra?

Oração (Vida)
Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, confiou aos seus discípulos o mandato: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Recorda-nos que, pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo, Ele que é Deus convosco, vive e reina na unidade do Espírito Santo,agora e para sempre.Amém

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? como sinto o chamado de Jesus para mim? Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]