7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A
25 de maio de 2020
ORAÇÃO DO DIA
Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las!
PRIMEIRA LEITURA: At 19,1-8
Leitura dos Atos dos Apóstolos – 1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.
6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 68(67)
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.
— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!
—
— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
EVANGELHO: Jo 16,29-33
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Nesta semana nos preparamos para a festa de Pentecostes. Que desça sobre nós a força do Espírito Santo para podermos conhecer fielmente a vontade de Deus e dar testemunho dela com a prática das boas obras. Os discípulos se dispersaram e Jesus aparentemente ficou só. Aparentemente, porque o Pai estava com ele. Jesus compreende a fraqueza dos seus discípulos e os anima: “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”. Estas palavras permitem-nos partir cheios da coragem que o Espírito Santo concedeu aos apóstolos, levando-os a anunciar Jesus Cristo. Impelidos pelo Espírito que é o amor, coloquemos com coragem e de boa vontade todos os nossos dons e nossas qualidades a serviço de Cristo e de seu Evangelho, aos outros. E com o Papa Francisco acrescentamos: “A vida cristã é uma luta permanente. Requer-se força e coragem para resistir às tentações do demônio e anunciar o Evangelho. Esta luta é magnífica, porque nos permite cantar vitória todas as vezes que o Senhor triunfa na nossa vida”.
Côn.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração, nesta 7ª semana da Páscoa. A liturgia nos convida a celebrar e a participar dos ensinamentos do Senhor. Façamos o sinal da Cruz abrindo nosso ser ao Deus que mora em nós.
Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”
Oremos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Leitura (Verdade)
Faça a leitura do Evangelho pausadamente, destacando os verbos que surgem durante a narrativa, e reflita sobre a palavra que mais o(a) tocou. A partir de qual experiência os discípulos constatam que Jesus é verdadeiramente o enviado do Pai? Qual orientação Jesus deixa a eles?
“A Igreja pode ser definida como a santa sociedade dos pecadores. Ela é santa pelo seu fundador, ela é santa pelos sacramentos, ela é santa pela Palavra. Nós também, numa dimensão pequena, fazemos parte da santidade da Igreja. Mas esta Igreja é pecadora, porque formada por nós, pecadores. A fragilidade dos discípulos ficou clara na prisão e morte de Jesus. Mesmo assim, Jesus continua a amá-los e confia neles. Ele será sua força quando as aflições se tornarem gigantescas. Aí é a hora de Deus, que nunca abandona os seus. E como resposta às perseguições, ele dará aos discípulos a Paz. E com a Paz, a tranquilidade: ele é o Senhor da História e garante: “Eu venci o mundo!”. Até a consumação final, a luta continua.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Releio o Evangelho e permito que a Palavra toque meu coração e escuto o que Deus tem a me dizer. O Senhor nos acolhe mesmo com nossas fragilidades, e nos faz olhar de modo novo para a vida. Ele se põe ao nosso lado, mas quer que façamos também a nossa parte. “Tende coragem! Eu venci o mundo”.
Oração (Vida)
Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?
Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peço a graça de sabedoria divina, especialmente em momentos de crises e dúvidas. Rezo com confiança, sem medo.
Contemplação (Vida e Missão)
É preciso vigilância e uma decisão constante para viver segundo os ensinamentos de Jesus. O que me proponho viver hoje como um passo de fidelidade ao que o Mestre Jesus ensinou?
Bênção
Benção da saúde:
- O Senhor esteja convosco.
- Ele esta entre nós.
- Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
- Por Cristo Nosso Senhor.
- Amém.
- Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
Amém.
Ir. Carmen Maria Pulga
Confira a Homilia dominical. – Clique aqui
[apss_share]
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !