Liturgia diária Cátedra de São Pedro Apóstolo Mt 16,13-19

Cátedra de São Pedro – Ano Litúrgico A

23 de fevereiro de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 22 de fevereiro Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja, que puseste no coração de Pedro e de Paulo.

PRIMEIRA LEITURA:

Leitura da Primeira Carta de São Pedro – Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO

        — O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

EVANGELHO: Mt 16,13-19

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
         – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo,

Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Hoje celebramos a festa da Cátedra de Pedro, expressão simbólica para dizer que celebramos a função que Jesus deu a Pedro de presidir a sua Igreja. Pedro deve apascentar o rebanho e confirmar a fé de seus irmãos e irmãs. Ele é a pedra sobre a qual Jesus edifica a sua Igreja. Recebe as chaves do Reino dos Céus com a promessa de que “as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela”, isto é, o demônio e seus agentes não conseguirão destruir a Igreja de Jesus. A Igreja se parece com aquele barquinho de Pedro, sujeito a tempestades no mar da vida. Na proa está Pedro, homem impetuoso e cheio de entusiasmo por seu Senhor e Mestre, mas, antes de tudo, homem, sujeito a limitações e fraquezas, e, como ele, todos os seguidores de Jesus. Não lhes falta, porém, a graça que Jesus deixou nos sacramentos, sinais eficazes da amizade de Deus para com seus filhos pecadores, chamados continuamente à conversão.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A Liturgia da Cátedra de São Pedro recorda-nos a escolha que Cristo faz de Pedro para tornar-se seu ministro na condução do rebanho.
Coloco-me na companhia dos discípulos que seguem Jesus e no amanhecer deste dia peço que a luz da fé desperte em mim o desejo e a graça de penetrar, sempre mais em profundidade, nas palavras do Mestre. Entro em meu santuário interior e fecho todas as janelas que me oferecem distrações.
Oro: Ó Espírito Santo, que falas ao coração orante e escutas seus anseios, desejos, compromissos e cantos de louvor; faz com que te procurando de coração sincero encontre os tesouros escondidos em tua Palavra e chegue ao conhecimento da verdade. Amém.
Canto: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.

Leitura (Verdade)
Qual a pergunta de Jesus? O que respondem os discípulos? Qual o tema central deste relato?
“Os apóstolos já estavam bastante tempo com o Mestre, mas a conversão deles é lenta. O nacionalismo os fazia pensar num Israel glorioso, como nos dias de Davi e Salomão. Jesus faz a eles uma pergunta, em duas dimensões. As primeiras respostas colocam Jesus na dimensão profética. Mais difícil é responder a segunda pergunta. Ela visa à adesão, não a uma causa, mas a uma pessoa, a adorável pessoa de Jesus. Pedro toma a palavra e faz sua proclamação em nome da Igreja. E Jesus antecipa os acontecimentos. Depois da traição de Pedro, ele será a pedra angular da comunidade dos seguidores de Jesus. Pedro recebe também o poder da chave, a possibilidade de abrir e fechar. A ele caberá a missão de confirmar os irmãos na fé.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Releio o Evangelho e deixo que as perguntas de Jesus ressoem em meu coração. “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” “E vós quem dizeis que eu sou?” Minha fé está em sintonia com a de Pedro: “Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo?” Como está minha comunhão com a Igreja, comunidade de fé? Em que fonte confirmo minha fé?

Oração (Vida)
Renovo minha fé em Cristo que nos quer unidos como irmãos:
Creio que Jesus é a pedra fundamental que sustenta a Igreja e o mundo!
Creio que Ele é o Senhor da vida e nosso libertador.
Creio em sua presença imperceptível, mas real e vital, que me conduz a criar laços de união com aqueles que estão ao meu lado.
Creio no Pai, no Filho e Espírito Santo, que me renovam como membro de uma comunidade de fé para benefício de meus irmãos.
Continue sua profissão de fé conforme ela brota em seu coração…
Contemplação (Vida e Missão)
Agradeço a Deus por ser membro de uma comunidade de fé que tem como centro a Trindade e como missão a fraternidade, a justiça e o amor. Renovo a promessa de ser fiel a Igreja de Cristo sendo participativo em minha comunidade cristã.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !