Liturgia diária, Eu sou a videira e vós, os ramos! - Jo 15,1-8

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

17 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim.

PRIMEIRA LEITURA: At 15,1-6

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.
4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

– Palavra do Senhor.
– Graças

a Deus.

SALMO 121

          — Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!
— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

EVANGELHO: Jo 15,1-8

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos

falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“Jesus convidou todos a sair do Cenáculo e ir para o Getsêmani, no entanto, continua o seu discurso dizendo agora que ele é a videira e seu Pai o agricultor. Nesta exortação iniciada com

a figura da videira, Jesus repete o verbo “permanecer”, terminando com o desejo de “que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. Para ser discípulo e dar fruto é preciso permanecer unido a Jesus. Uma recomendação da qual não devem se esquecer. Nada farão se não estiverem colados em Jesus. O exemplo da videira é significativo. Um ramo cortado e separado seca e morre. “Sem mim nada podeis fazer”, mas “tudo posso naquele que me dá força”. Não existe cristão sem Cristo. Ninguém pode se considerar cristão se não permanecer unido a Jesus Cristo e em sintonia com ele. Não existe cristão por conta própria, isolado de Cristo e dos demais. O não praticante conserva apenas o nome de cristão. Não pode dar fruto.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Jesus é a videira verdadeira, e nós somos os ramos. Quem nos liga a Jesus é a oração, que nos deixa em sintonia com Ele e com sua Palavra. Iniciemos a nossa oração dispondo-nos a escutá-lo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça uma leitura atenta, destaque as palavras que se repetem e identifique o que elas têm em comum. Como você entende o convite de Jesus: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”? O que significam suas palavras: “Eu sou a videira, e vós, os ramos”? Que mensagem Ele quer transmitir?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia o Evangelho e responda: o que significa Jesus ser a videira, e nós, os ramos? Você acredita que, com Jesus, pode realizar a missão de ser construtor(a) do Reino? De que modo o convite de Jesus transforma sua vida: “Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado”? Coloque-se diante do Senhor e escute-o.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração de gratidão ao Senhor por tão grande amor que Ele tem por você. Conte para Ele o que se passa com você, apresente-lhe as suas intenções e reze pela paz no mundo e no coração dos povos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]