Liturgia diária, Corpus Christi - Eu sou o pão vivo que desceu do céu! - Jo 6,51-58

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

Corpus Christi – Ano Litúrgico A

11 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue.

PRIMEIRA LEITURA: Dt 8,2-3.14b-16

Leitura do livro do Deuteronômio

Moisés falou ao povo, dizendo: 2Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos.
3Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor.
14bNão te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, 15e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, 16ae te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 147

          — Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém; celebra teu Deus, ó Sião!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!/ Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!/ Pois reforçou com segurança as tuas portas,/ e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu/ e te dá como alimento a flor do trigo./ Ele envia suas ordens para a terra,/ e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra,/ seus preceitos e suas leis a Israel./ Nenhum povo recebeu tanto carinho,/ a nenhum outro revelou os seus preceitos.

SEGUNDA LEITURA: 1Cor 10,16-17

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SEQUÊNCIA DE CORPUS CHRISTI

          – Terra, exulta de alegria, * louva teu pastor e guia * //com teus hinos, tua voz.//
– Tanto possas, tanto ouses, * em louvá-lo não repouses: * // sempre excede o teu louvor. //
– Hoje a Igreja te convida: * ao pão vivo que dá vida, * // vem com ela celebrar.//
– Este pão, que o mundo creia, * por Jesus, na santa ceia, * // foi entregue aos que escolheu.//
– Nosso júbilo cantemos, * nosso amor manifestemos, * // pois transborda o coração.//
– Quão solene a festa, o dia, * que da santa Eucaristia * // nos recorda a instituição.//
– Novo Rei e nova mesa, * nova Páscoa e realeza, * // foi-se a páscoa dos judeus.//
– Era sombra o antigo povo, * o que é velho cede ao novo, * // foge a noite, chega a luz.//
– O que o Cristo fez na ceia, * manda à Igreja que o rodeia *// repeti-lo até voltar.//
– Seu preceito conhecemos: * pão e vinho consagremos * //para a nossa salvação.//

EVANGELHO: Jo 6,51-58

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”
53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim.
58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Experimente ler todo o capítulo sexto do Evangelho de São João. Faça-o hoje, que é feriado de Corpus Christi. É o grande sermão do pão. Jesus é o Pão da Vida, que alimenta o ser humano. Ele alimenta na sua palavra e no sacramento. O sacramento é feito de palavras e de matéria. Neste sacramento as palavras são as da consagração sobre o pão e o vinho no contexto da celebração da Santa Missa. Ao terminar o sermão do pão, Jesus disse que sua carne é verdadeira comida e seu sangue, verdadeira bebida. Por que teve que dizer duas vezes “verdadeira”? Para dar força à nossa fé, para a superação da fraqueza e das dúvidas. Os sentidos podem duvidar, assim como a ciência, e até mesmo a ignorância. Era preciso dizer com força o que era verdade: “Minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje, quinta-feira do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo, celebramos o Mistério de Amor.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oração: Estás Conosco
“Estás conosco todos os dias até o fim do mundo.
Estás conosco, Onipotência Divina, com nossa fragilidade.
Estás conosco, amor infinito, que nos acompanhas em todos os nossos passos.
Estás conosco, proteção soberana e garantia de êxito nas tentações.
Estás conosco, energia que sustenta nossa generosidade vacilante.
Estás conosco, em nossas dificuldades e provações.
Estás conosco em nossas decepções e ansiedades para devolver-nos a coragem.
Estás conosco nas tristezas para comunicar-nos o entusiasmo de Tua alegria.
Estás conosco na solidão, como companheiro que nunca falha.
Estás conosco em nossa missão apostólica para guiar-nos e ser nosso arrimo.
Estás conosco para conduzir-nos ao Pai pelo caminho da sabedoria e da eternidade. Amém.”

Leitura (Verdade)
Leia o Evangelho com calma, quantas vezes julgar necessário, destaque os versículos que mais lhe chamaram atenção e, em seguida, reflita sobre eles. No Evangelho de hoje, Jesus nos diz que é o “pão vivo que desceu do céu” e que “quem come deste pão viverá eternamente”. O que mais este Evangelho nos traz?

“Depois que Jesus saciara a multidão com o pão material, anunciou o Pão da vida eterna. É compreensível que as multidões e os próprios apóstolos tenham tido dificuldade em entender. Ainda hoje, no altar, com certo espanto, admitimos, sem compreender, o milagre da Eucaristia. E o celebrante proclama ao povo: “Este é o mistério da fé”. É uma coisa maravilhosa e admirável que faz parte das tantas surpresas de Deus. A Igreja esclarece: terá vida eterna quem comer deste pão. Comungar deve significar a aceitação de todo o projeto, de toda palavra de Jesus. A Eucaristia é o Pão da Vida, o alimento daqueles que caminham em direção à casa do Pai. A festa de hoje é convite para unir fé e vida. Comungar é comprometer-se com o Reino.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que este Evangelho diz para mim? Jesus é o Pão vivo que desceu do céu e, por ser pão, se dá a nós como alimento. A Eucaristia é para mim alimento que me fortifica na caminhada e me compromete com o Reino de Deus? A Eucaristia é mistério de fé, mas para mim é também admirável e maravilhosa surpresa de Deus? O que a festa de hoje diz para mim?

Oração (Vida)
A oração o(a) coloca diante do Senhor, que quer escutar o que você deseja lhe falar. Abra o seu coração sem medo e dirija-se ao coração do Pai, que só quer manifestar-lhe seu amor. Reze e apresente-lhe sua ação de graças e suas intenções.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplando o Amor de Deus que quer ficar conosco na humildade e no mistério deste Pão do Céu que é a Eucaristia. Verbalize seus sentimentos e as atitudes que deseja fortificar em você neste dia.

Bênção
“Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”(Efésios 3,14-19)

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]