Oração diária, Quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna - Jo 6,35-40

3ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

29 de abril de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 28 de abrilClique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em discípulo autêntico de teu Filho Jesus, de modo que a tua vontade seja o centro de minha existência, e eu experimente, já na Terra, a vida eterna.

PRIMEIRA LEITURA: At 8,1b-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos

– 1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.
2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.
7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 66(65)

          —Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!

— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!

— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

EVANGELHO: Jo 6,35-40

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quem não se alimenta acaba morrendo de fome. São Maximiliano Kolbe morreu de fome na prisão nazista juntamente com outros companheiros condenados à morte. Devemos comer, nem demais nem de menos, mas com moderação para manter-nos vivos e com boa saúde. A nossa vida cristã também deve ser alimentada, e o alimento que a mantém viva e sadia é Jesus. Como podemos nos alimentar da pessoa de Jesus? Deixando que ele se apodere de nossa vida. Ele mesmo toma a iniciativa, aproxima-se de nós e nos pega. São Paulo diz aos filipenses que foi agarrado por Cristo Jesus e que agora ele também tenta agarrar Jesus Cristo. Jesus faz a sua parte do seu jeito e nós fazemos a nossa do nosso jeito. Há pessoas com as quais nos sentimos muito bem, cuja presença nos torna felizes. Assim será o nosso relacionamento com Jesus, de pessoa a pessoa. Além disso, nós o temos vivo nas Escrituras Sagradas. Podemos ler e meditar a Bíblia, sobretudo os Evangelhos. Jesus está presente no próximo, sobretudo nos menos amados. Alimentando-nos assim de Jesus Cristo, nossa vida humana, divina, material, espiritual, nossa vida, enfim, se fortificará de tal forma que nunca morrerá. Nós ressuscitaremos!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Escolha um lugar, espaço onde você possa estar só para o encontro com Palavra e consigo mesmo(a). Sente-se, encontre uma posição confortável. Respire conscientemente, se acalme de qualquer agitação e ponha-se diante de Deus, em atitude de oração.

Localize o Evangelho do dia e reze:

“Senhor Jesus, nós vos agradecemos, porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade, que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos ‘ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos’ (Is 50,4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmemos o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar. Amém.”

Leitura (Verdade)
Releio o texto com calma, presto atenção a cada palavra. Presto atenção nas imagens; sublinho palavras, frases ou afirmações de Jesus que mais chamam minha atenção….
“A Eucaristia – Corpo e Sangue do Senhor – é um fato que não tem similitude com nenhuma outra religião. Como bom mestre, Jesus vai aos poucos iluminando esta verdade. Alguns simplesmente desistiram: “Não andavam mais com ele”. Jesus não recua e, com carinho e paciência, vai trabalhando os seus. Sabia que mais tarde eles compreenderiam. A Eucaristia é o centro da vida cristã. Sem Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há vida cristã. Quem comer deste Pão terá a vida eterna. Comer deste pão não é, simplesmente, comungar. É aceitar Jesus e toda a sua proposta. A Eucaristia é o Pão dos que caminham na direção da casa do Pai. Quando as forças da morte nos ameaçam, o pão da vida nos salva.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Deixo ressoar a palavra que calou mais forte durante a leitura.
Tomo consciência do movimento interno que a palavra suscitou em mim, presto atenção aos meus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos….

Oração (Vida)
“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do Batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.” (S. João Paulo II)

Contemplação (Vida e Missão)
Partilho com alguém o fruto desta leitura orante como testemunho de minha fé no poder de Jesus Cristo e no amor pela nossa humanidade.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]