Liturgia diária, Não se perturbe o vosso coração! - Jo 14,1-6

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 14,1-6

Jesus esclarece: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Ele não é um dos caminhos, mas o único Caminho.

Façamos a oração do dia: Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 30 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 13,26-33 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus

diante do povo.

32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 2

— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!

— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

EVANGELHO: Jo 14,1-6

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse

Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Terminamos o mês de abril, sempre dentro do Tempo Pascal, olhando para o fim. “Que será, será. Aquilo que for, será. O futuro não se vê, que será, será.” Sim, mas nem tanto. Podemos desvendar o futuro nas palavras de Jesus Cristo. Ele foi à nossa frente preparar um lugar para

nós na casa de seu Pai, porque nessa casa há muitas moradas.

O fim está garantido e podemos ter absoluta certeza. “Se não fosse assim, eu vos teria dito”, disse ele aos seus discípulos. Temos um fim bem determinado e temos o caminho, que é o próprio Jesus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ele é o caminho verdadeiro que leva para a vida. Ele é o caminho que leva para a verdadeira vida. Podemos ouvi-lo nas palavras da Escritura, podemos senti-lo no coração dos irmãos necessitados, podemos unir-nos a ele na participação dos sacramentos. A morada na casa do Pai nos é dada de graça, porque a salvação é um dom gratuito de Deus. Infelizmente, porém, temos a liberdade e a capacidade de rejeitar o dom que nos é oferecido, e isso de forma livre e consciente. Contamos, porém, com a proteção do próprio Cristo, que nos diz: “Não se perturbe o vosso coração”. Ele tem uma predileção especial pelos pecadores.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na liturgia de hoje, Jesus se apresenta como a Verdade, a Vida e o Caminho para o Pai. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de deixarmo-nos conduzir pelo Senhor de nossa vida. Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o atentamente e identifique as expressões que revelam a missão de Jesus. De que forma Jesus é a Vida, o Caminho, a Verdade? Qual é o significado das palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração! Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas.”?

“Diante da iminência do sofrimento e de sua morte, Jesus fortalece o espírito dos discípulos. O mal não terá a última palavra. Jesus acena, além da morte, a vida definitiva. Ele vai preparar um lugar na casa do Pai e indica o caminho. A ausência de Jesus será compensada pelo envio do Espírito Santo. Diante da falta de compreensão de Tomé, Jesus esclarece: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Ele não é um dos caminhos, mas o único Caminho. Ele não nos ensina algumas verdades, mas ele mesmo é a Verdade e vem nos dar a Vida em plenitude. Este texto é usado, muitas vezes, nos funerais. Jesus é quem nos acolhe no fim da última viagem, que é a viagem para a casa do Pai. O primeiro nome dos discípulos: os que estavam no caminho.” 

Meditação (Caminho)

Diante de Jesus Caminho, reflita: o que você faz para que Jesus seja o seu Caminho? Por que temos dificuldades de andar nesse Caminho? Diante de Jesus Verdade, podemos pensar: quais são os critérios que guiam nossas decisões e nossos projetos? Como olhamos e julgamos a realidade hoje? Diante de Jesus Vida, pense: você ama a vida? Como cuida, em si e nos outros, da vida humana?

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre
Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que a Palavra despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui