Oração diária O bom pastor dá a vida - Jo 10,11-18

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 10,11-18

Jesus é o Bom Pastor porque dá a vida por suas ovelhas. Ele conhece as ovelhas e as ovelhas o conhecem. Cristo, o Bom pastor me abençoe e me cuide!

Façamos a oração do dia: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Nós vos damos graças, porque em vós se cumpriu a promessa de reconduzir o rebanho disperso.

4º Domingo da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 25 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 4,8-12 

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, — aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos — que este homem está curado, diante de vós.

11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 118(117) 

— A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.

— A

pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!”/ É melhor buscar refúgio no Senhor,/ do que pôr no ser humano a esperança;/ é melhor buscar refúgio no Senhor,/ do que contar com os poderosos deste mundo!

— Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes/ e vos tornastes para mim o salvador!/ A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ que maravilhas ele fez a nossos olhos!

— Bendito seja, em nome do Senhor,/ aquele que em seus átrios vai entrando!/ Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço!/ Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!/ Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ “Eterna é a sua misericórdia!”

SEGUNDA LEITURA: 1Jo 3,1-2

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO: Jo 10,11-18 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.

16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém

tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Cristo ressuscitado permanece presente entre nós de muitas maneiras, nos pobres, nos sacramentos, e também no pastoreio. Cristo deixou Pedro à frente do rebanho como o Bom Pastor que cuida carinhosamente das ovelhas e dos cordeiros. O título mais antigo e mais bonito que os cristãos deram a Jesus foi o de Bom Pastor e é o título que ele mesmo se deu. Nas representações gráficas, antes de “o Todo-Poderoso”, os cristãos representaram Jesus como um Bom Pastor. Por isso, a bondade é e deve ser a característica de todos aqueles que no mundo e na Igreja exercem a função de Pastor.

No Evangelho, Jesus se define como Bom Pastor. Assim lemos em São João: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai”. Ele se mostra preocupado com as ovelhas que não fazem parte do seu rebanho. Não é indiferente a elas. Ele mesmo diz: “Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor”. Ele é o Bom Pastor porque conhece as suas ovelhas e é conhecido por elas.

Jesus é o Bom Pastor porque dá a vida por suas ovelhas. Ele dá a sua vida livremente, ninguém a tira dele e ele tem o poder de recebê-la de novo, o que se dá na sua ressurreição. Ele continua dando a vida pelas ovelhas nos pastores que ele deixou à frente da sua Igreja. Pedro cura um enfermo em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, crucificado, que Deus ressuscitou dos mortos e aceitou ser rejeitado embora fosse a pedra principal da construção do Reino de Deus. Graças à sua entrega somos membros do rebanho, filhos de Deus, já agora.

Quando ele vier em sua glória, nós o veremos e seremos semelhantes a ele. Nesse dia, se manifestará o que significa ser filho de Deus. Seremos semelhantes a ele, mas nós já nos conhecemos. Ele conhece as ovelhas e as ovelhas o conhecem. São Paulo, na Carta aos Filipenses, ensina que o conhecimento vem junto com a sensibilidade e é expressão do amor.

O amor se expande em conhecimento e em sensibilidade. Se não houver sensibilidade, não haverá conhecimento entre as pessoas. A pessoa é inefável, a pessoa é incomunicável. O que há de mais pessoal em nós não se diz, não se comunica. Por isso, o verdadeiro conhecimento pessoal é o conhecimento do coração, que Santo Inácio chama de conhecimento interior. Da nossa parte o conhecimento e o reconhecimento são sempre parciais e incompletos.

Da parte de Deus, não. Ele simplesmente sabe e conhece. De Jesus mesmo já disse o evangelista que “ele conhecia a todos e não necessitava que lhe dessem testemunho sobre o homem, porque ele conhecia o que havia no homem”. Deus conhece o valor e as potencialidades de cada ser humano, e ao chamá-lo pelo nome, como Jesus chamou Maria na manhã da ressurreição, mostra ter do outro uma imagem positiva, de alguém que pode evoluir sempre mais. Conhecer e ser conhecido significa interessar-se pela pessoa e por sua dignidade. Significa aproximar-se e buscar uma relação duradoura e afetuosa, num ambiente de compreensão mútua.

O pastor não é um profissional de pastoreio e menos ainda um patrão e dono do rebanho. Ele se aproxima, amando. Seu relacionamento não é profissional nem autoritário. É antes expressão de uma verdadeira comunicação. O pastor cuida das ovelhas e Jesus, o Bom Pastor, cuida de quem cuida.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)

Deixo-me seduzir pelo Evangelho de Jesus procurando entender quem são os mercenários no nosso contexto atual. Como reconheço a voz de meu Pastor?

“A primeira comunidade dos discípulos guardava no coração as palavras e comparações do Senhor. Poucas cenas enterneceram tanto as primeiras gerações cristãs. São comuns, nas catacumbas e nos pergaminhos, as ilustrações do pastor rodeado por suas ovelhas. Povo agrícola e pastoril, Israel tinha facilidade em entender esta imagem. Eles conheciam os mercenários, que levavam em conta apenas o seu interesse; conheciam os maus pastores que negligenciavam o cuidado das ovelhas. Conheciam também os lobos com pele de ovelhas. Jesus é um pastor diferente. Ele conhece cada ovelha e está disposto a dar a vida por ela. Por sua vez, as ovelhas conhecem e seguem a voz do pastor. Para elas, ele é a única segurança.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como ouço a Palavra de Deus, capaz de penetrar o âmago da alma? Que cuidado eu tenho com a comunidade, o rebanho do Cristo Pastor? Como está meu discernimento para perceber a presença dos lobos e mercenários? Quem é meu abrigo e minha segurança?

Oração (Vida)

“Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor.”

Contemplação (Vida e Missão)

Este é um apelo do Evangelho: Ele nos conduz, alimenta e nos cura. Deixar-me conduzir por Cristo o Bom Pastor é uma sugestão prática para este dia,

Bênção

Cristo, o Bom pastor me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Em meu coração como chama ardente, e que seu amor aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !