Liturgia diária, Eu sou a luz do mundo - Jo 12,44-50

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

10 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, como discípulo da luz, quero deixar-me sempre guiar por teu Filho. Só, assim, as ciladas do demônio não prevalecerão sobre mim. Vem em meu auxílio!

PRIMEIRA LEITURA: At 12,24-13,5a

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.
13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Bar¬nabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.
4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Se¬lêucia e daí navegaram para Chi¬pre. 5aQuando chegaram a Sala-mina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 66

          — Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

EVANGELHO:  Jo 12,44-50

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se

alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Celebrava-se a festa da Dedicação ou Hanucá, que é a festa das luzes. Nessa ocasião, estando em Jerusalém, Jesus se apresenta como a luz do mundo: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. Permanece nas trevas quem não quer expor as suas obras. Prefere a escuridão e os recantos sombrios aquele que não quer ser conhecido porque suas obras são más. Quem é da luz não teme a sua claridade e se aproxima de Jesus para, na sua luz, ver a luz. A festa de Hanucá, celebrada durante oito dias, comemora a dedicação ou purificação do Templo de Jerusalém na época dos Macabeus. Acende-se um candelabro de nove braços. Na primeira noite acende-se o braço maior e uma vela, e cada noite outra vela. As velas são coloridas e as crianças têm a tarefa de acendê-las. No oitavo dia o candelabro está todo aceso. Na dedicação do Templo havia pouco azeite para manter o candelabro aceso por oito dias. No entanto, o milagre aconteceu e é celebrado cada ano. A luz não se apagou. Para os cristãos, a luz de Cristo se acendeu para sempre.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloque-se na presença do Senhor, silenciando sua mente e coração, dispondo-se a escutar sua Palavra e pedindo as luzes do Espírito Santo de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e atente-se às palavras que se repetem. Há alguma relação entre elas? De quem Jesus fala no texto? O que significam as palavras de Jesus: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou”?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Jesus, por meio de sua Palavra, nos revela o grande amor que o Pai tem por nós. Releia o texto e, durante a leitura, coloque-se à disposição da Palavra, pois o Senhor diz: “Eu vim ao mundo com luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Coloque-se diante do Senhor para fazer a sua oração, silencie o seu coração e apresente-lhe suas intenções, seus pedidos e as necessidades do povo de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida o Senhor suscitou em seu coração?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !