Liturgia diária, Eu saí do Pai e vim ao mundo - Jo 16,23b-28

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

27 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.

PRIMEIRA LEITURA: At 18,23-28

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

– Palavra do Senhor.
– Graças a

Deus.

SALMO 46

          — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!

EVANGELHO:  Jo 16,23b-28

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi,

e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Na liturgia, Jesus se despede e sobe ao céu. “Deixo o mundo e vou para o Pai.” Antes, Jesus fala da oração feita em seu nome. A oração na Igreja é dirigida ao Pai por nosso Senhor Jesus Cristo. O fruto da oração, do constante diálogo com o Pai por Jesus Cristo, não são as coisas que pedimos, que podem acontecer ou não. O

fruto é a alegria da própria oração. O Pai nos atende pelo Filho no Espírito Santo. “Pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa.” A alegria é a presença do Espírito Santo. Há muitas alegrias na vida. Se prestarmos atenção, são mais numerosas do que as tristezas. Há uma, porém, que é a alegria completa. Quem a descobre, sem dúvida descobre um tesouro. Como não vivemos de ilusões e sim de esperança, esta alegria fará parte da nossa vida. Ouvindo Jesus falar do Pai, sentimos que suas palavras são carregadas de uma energia, a mesma que o levantou do túmulo na ressurreição. As palavras vibram e o Pai surge como o ponto de partida e o ponto de chegada: “Saí do Pai e vim ao mundo, deixo o mundo e vou para o Pai”. E o Pai nos ama porque amamos Jesus e acreditamos que ele saiu do Pai. Jesus insiste neste ponto: Acreditar que ele saiu do Pai.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Evangelho de hoje renova em nós a confiança no Senhor. Ele está perto de todo aquele que o invoca e de coração dirige a ele o seu pedido. É Jesus mesmo quem nos garante: “se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”.
Oração: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto em si? Qual é o tema central da narrativa? Como o texto nos apresenta a relação de Jesus com o Pai? Por que Jesus nos orienta a pedir ao Pai em seu nome? Como entendo as palavras de Jesus: “Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai”?
“A oração do Pai-Nosso, nos evangelhos de Mateus e Lucas, é simplesmente dirigida ao Pai. O evangelho de João completa o sentido da oração. Trata-se de pedir ao Pai em nome de Jesus. Pedir em nome de Jesus é pedir em comunhão com ele. Jesus não é um intercessor separado, que permanece à parte, mas intercede em comunhão conosco. O intercessor já é o próprio Deus, presente e atencioso às nossas necessidades. O impulso da oração brota do nosso convívio com Jesus e da inspiração do Espírito Santo. Jesus falará claramente aos discípulos através do Espírito Santo que enviará conjuntamente com o Pai. A oração de Jesus pelos seus funda a comunidade e a consolida com o dom do Espírito Santo”. (Reflexão de José Raimundo Oliva, em A Bíblia dia a dia, Paulinas)

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Quais palavras do texto tocaram meu coração? Qual é o convite que Jesus me faz por meio da sua palavra? Como acolho o convite de Jesus: “se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”? Confio que o Senhor atende as minhas orações? Confio na providência de Deus?

Oração (Vida)
O que a Palavra me faz dizer a Deus? Qual é o pedido que hoje dirijo ao Pai? Quem são as pessoas que recordo neste dia em minha oração? Silencie por alguns instantes e entregue ao Senhor tudo o que você está vivendo.

Contemplação (Vida e Missão)
A Palavra de Deus encontrou sintonia em minha vida? Qual é o apelo que desejo colocar em prática neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]