Oração diária Eu quero misericórdia!

25ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

21 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 4, 1-7.11-13

Leitura doa carta de são Paulo aos Efésios – Irmãos, 1Exorto-vos, pois, – prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, 2com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. 3Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. 6Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos. 7Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo, 11A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, 12para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, 13até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 18

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!

EVANGELHO: Mt 9,9-13

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. 10Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?” 12Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Chamado também de Levi, Mateus fazia parte do grupo dos publicanos, cobradores de impostos. Eram malvistos por cobrarem impostos e por trabalharem para pagãos que se apossaram da Terra Santa de Israel. Mexendo com dinheiro, enriqueciam, nem sempre de forma lícita. Mateus era também escriba. Sabia escrever e conhecia as Escrituras. Será o autor do primeiro evangelho canônico na ordem atual dos evangelhos, mas escreveu depois de Marcos utilizando também a chamada Fonte Q. É o escriba que sabe tirar coisas novas e velhas do seu tesouro. Foi um grande catequista. Organizou as palavras de Jesus em cinco grandes discursos visando à formação dos discípulos: Quem procura Jesus deve em primeiro lugar mudar de mentalidade e adquirir novos valores com os quais verá o mundo; será um discípulo missionário anunciador do Reino dos Céus; saberá viver em comunidade aperfeiçoando os laços do relacionamento humano, e prestará contas de sua vida no juízo final, sabendo desde já que lhe abrirá as portas do céu o irmão faminto, sedento, desabrigado, por ele socorrido. Entre um sermão e outro, Mateus relata os acontecimentos da vida de Jesus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos a festa de São Mateus Apóstolo, por isso, no início da nossa oração, com o coração em silêncio, recordemos o nosso chamado à vida cristã. Peçamos ao Senhor a graça de estar atentos e escutemos o que Ele vai nos falar por meio do Evangelho. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Segue-me!” (Mt 9,9). Esse é o convite que Jesus faz a Mateus e também a nós. Leia o texto, procurando compreendê-lo, e identifique seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O que mais lhe chamou atenção no Evangelho? Qual palavra mais o(a) tocou? Se julgar necessário, leia novamente o texto bíblico para escutar a voz de Deus.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração neste momento, silenciando o coração e mantendo em mente as realidades que você deseja que o Senhor ilumine e transforme. Apresente a Ele as suas necessidades.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Identifique os sentimentos que agora se apresentam em seu coração. Que palavra o Evangelho deixa em você, para que a pratique durante o dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]