Oração diária Eu lhes enviarei profetas e apóstolos

28ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

13 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a compreensão de teu sábio plano de salvação para a humanidade me leve a estar atento às palavras de Jesus, o qual me indica o caminho para chegar a ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 1,1-10

Início da Carta de São Paulo aos Efésios – 1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos os seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 97

          — O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte a santo alcançaram-lhe a vitória!

— O Senhor fez conhecer a salvação, e as nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

EVANGELHO: Lc 11,47-54

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque cons­truís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a
criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não en­trastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Continuam as farpas. Cravam-se na pele e atingem as verdades. Sarcástica ironia: matam os profetas e erguem-lhes túmulos de onde corre ainda o sangue. Legistas, doutores da Lei, intérpretes, não entram e não deixam os outros entrar. Em algum lugar se há de entrar. Aonde querem ir os tais legistas? O que fazem com a Lei e o estudo, se não buscam a salvação? Não praticam o que aprendem, por isso não entram. Não deixam entrar os que querem pelos entraves do permitido e do proibido. Matou e agora chora. Levanta monumentos que deem sombra à consciência para que não arda ao calor do remorso. Continuam as farpas e a situação também. Via Camões que os tempos mudam e mudam-se as vontades, que o ser também se muda e muda a confiança. Via e afirmava que todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades. E perguntava: Só os religiosos é que não mudam? A reflexão é sobre fariseus e seus escribas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No dia de hoje, recordemos a Santíssima Eucaristia e nos aproximemos de Jesus Cristo, que se fez pão para nossa vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Senhor nosso Deus, que a luz do teu Espírito Santo ilumine nosso coração com a tua Palavra. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia-o quantas vezes for necessário, destacando os verbos e os personagens, e recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. No Evangelho de hoje, Jesus chama nossa atenção com a expressão “ai de vós”, para falar que a vida deve ser vivida com seriedade e responsabilidade, pois é um dom que Deus nos dá. O que mais Jesus diz?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? De que modo Deus o(a) toca com sua Palavra? Que expressão mais chamou sua atenção? Leia com bastante o Evangelho de hoje e deixe-se tocar por ele.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja expressar para o Senhor? Qual palavra gostaria de dizer-lhe? Neste momento, faça a sua oração, fale com o Deus, pois Ele quer escutá-lo(a).

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Silencie seu coração neste momento e recolha tudo o que você viveu durante esta leitura orante. Qual palavra do Evangelho você deseja assumir como compromisso hoje, para que ela se torne vida em sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]