Liturgia diária Somos chamados a ser discípulos e seguir Jesus

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 4,18-22

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. 

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me forças para ser verdadeiro companheiro na missão de seu Filho Jesus, mesmo devendo sofrer perseguições e contrariedades.

1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 30 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Rm 10,9-18

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 

11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?

Assim é

que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 19A(18) 

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz

EVANGELHO:  Mt 4,18-22

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo

São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Entramos no Advento em companhia do apóstolo Santo André, que hoje celebramos. Era irmão de São Pedro. Segundo o que nos conta o Evangelho de São Mateus, Simão e André estavam pescando no mar da Galileia, quando Jesus, caminhando pela praia, viu os dois e os chamou para serem pescadores de gente, para trabalharem em favor do ser humano. Eles

imediatamente deixaram as redes e seguiram Jesus. A palavra Advento significa “chegada”.

É o tempo para refletir sobre o sentido da vinda de Jesus a este mundo. Uma coisa já podemos afirmar na festa de Santo André, que foi chamado para ser apóstolo e trabalhar em favor do ser humano: Deus veio a este mundo para humanizar os seres humanos. Tornar humanos os seres humanos, que, se não são humanos, o que são então? São divinos? Não! Têm tudo o que o ser humano tem, menos o coração, que não é de carne, mas de pedra. Coração de pedra é insensível e, por isso, desumano.

Quando Jesus curou a mão atrofiada de um homem, diz São Marcos que ele olhou com raiva e tristeza para os fariseus e os herodianos que estavam por perto, por causa da dureza do coração deles. Acolhamos Jesus em sua humanidade e sejamos um pouco mais humanos neste Advento. Vamos também deixar nossas redes e seguir Jesus!Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje a liturgia faz memória de São André apóstolo.
Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus.
Jesus Mestre Divino, dai-nos a graça de escutar e amar vossa palavra, para que produza fruto em nossos corações. Falai, Senhor, que vosso servo(a) vos escuta.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho pausadamente e reflita sobre os personagens, sobre o diálogo que desenvolvem, sobre o lugar em que se dá a narrativa, sobre a situação das pessoas, sobre as ações de Jesus etc.

“As tradicionais lideranças religiosas de Israel haviam-se desviado dos caminhos do Senhor. Jesus começa a convocar pessoas diferentes para um tempo novo. Ele não busca auxiliares nos templos, mas os convoca em meio às atividades da vida. Ao receber o chamado, André convida seu irmão Simão Pedro.

É o discípulo missionário que assume a missão. Eram pessoas simples, fora do círculo religioso oficial. Marcos coloca duas vezes a dimensão de tempo neste curto período: imediatamente deixaram tudo e seguiram a Jesus. Pessoas simples e disponíveis faziam o perfil daqueles que Jesus encarregaria de continuar sua obra. Pouco sabemos de André e dos outros apóstolos; a centralidade deve ser sempre de Jesus.” 

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma? Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela lhe pede?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo(a). Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele chama os ocupados, os que sabem seguir um projeto com perseverança.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. “Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui