Liturgia diária, As minhas ovelhas escutam a minha voz... - Jo 10,22-30
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 10,22-30

Jesus reafirma a sua identidade com o Pai e o compromisso com as ovelhas, que são propriedade sua, que têm nome e escutam sua voz.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me um coração de discípulo que se deixa guiar docilmente pelo Mestre Jesus, tornando-se, assim, apto para reconhecer sua condição de Messias de Deus.

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 27 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 11,19-26 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.

20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor.

22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a

todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.

25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  87(86)

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

— Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão:

“Estão em ti as nossas fontes!”

EVANGELHO: Jo 10,22-30 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.

25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Bom Pastor na Bíblia é o governante, servo fiel

e prudente colocado à frente de seu povo para dar a todos o alimento no tempo certo. Bom Pastor são os ministros da Igreja, de qualquer religião, que presidem a oração e se ocupam seriamente com o bem-estar dos fiéis, cuidando sobretudo para que não haja necessitados entre eles. Bom Pastor é o pai e a mãe numa família. Que bela tarefa essa de constituir uma família e vê-la crescer e se desenvolver pela geração natural de filhos, ou pela adoção, todos frutos do amor. “As ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”.

A voz dos membros de uma mesma família costuma ter o mesmo timbre. As semelhanças são físicas e sonoras. As pessoas se conhecem. Bom quando o conhecimento se dá numa união profunda de compromisso mútuo e ajuda fraterna. As pessoas se querem bem, se corrigem e se defendem. E são orientadas sendo bons pastores uns para os outros. Igreja e sociedade, família de famílias com pessoas que se ouvem e se cuidam, com pastores que ouvem e cuidam.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na acolhida da Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro neste dia, reconheceremos que Jesus é verdadeiramente o Messias da parte de Deus e que suas obras atestam que Ele é o enviado do Pai.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, atentando-se aos personagens, ao contexto, aos diálogos… Qual é a preocupação dos judeus ao procurarem por Jesus? Quais questionamentos apresentam? O que Jesus quer dizer quando afirma: “Eu e o Pai somos um”?

“Salomão foi o rei que construiu o primeiro Templo. Jesus é o Messias que inaugura o novo santuário, que é o seu próprio corpo. O texto retrata o último conflito entre Jesus e as autoridade judaicas. O tema principal é a identidade de Jesus e sua filiação divina. A pergunta das autoridades judaicas é, praticamente, a mesma que será feira no Sinédrio pelos sumos sacerdotes. A afirmação: “eu e o Pai somos um” soa como blasfêmia para os judeus e deve ser punida com o apedrejamento. Este argumento será usado diante de Pilatos. Jesus reafirma a sua identidade com o Pai e o compromisso com as ovelhas, que são propriedade sua, que têm nome e escutam sua voz. E garante: “Ninguém irá arrancá-las de minhas mãos”. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão para a vida.
Como as palavras de Jesus encontram acolhida em mim? Jesus afirma que as obras que Ele realiza em nome do Pai dão testemunho dele. A que obras Jesus se refere? Qual pergunta que está no seu coração você hoje apresenta a Jesus?

Oração (Vida)

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual sua atitude a partir da escuta atenta das Palavras de Jesus: “Eu já vos disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu pai dão testemunho de mim”?

Bênção

Se você tem filhos faça essa bênção para eles ou para outras pessoas.
Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui