Liturgia diária, O bom pastor dá a vida por suas ovelhas - Jo 10,11-18

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

04 de maio de 2020

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu saiba entregar-me com toda confiança nas mãos de teu Filho – o bom Pastor -, pois só assim estarei seguro de estar trilhando o caminho para ti.

PRIMEIRA LEITURA: At 11,1-18

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Ju¬deia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.
2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.
6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.
10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.
13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus? 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO

        — Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corsa suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!
— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

EVANGELHO: Jo 10,11-18

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

As passagens dos Atos dos Apóstolos que se leem no Tempo Pascal mostram o desenvolvimento da Igreja que começa a se organizar. Há servidores, anciãos e supervisores destinados ao serviço da obra de Jesus Cristo. Quanto à eclesiologia do Quarto Evangelho, mais do que na organização hierárquica da comunidade dos fiéis, ela insiste na comunidade centrada na pessoa de Jesus. São Pedro, que foi chamado para pastorear todo o rebanho, adverte os pastores, que vão surgindo numa Igreja estruturada, a apascentarem não por coação, nem por ganância, nem como senhores. Pedro não tem ilusões sobre a natureza humana. Tampouco João, o evangelista, que por isso insiste em dizer que Pastor é unicamente Jesus Cristo. “Eu sou o Bom Pastor.” As ovelhas são dele. “Conheço as minhas ovelhas.” Com o desejo de que haja um só rebanho e um só pastor, Jesus espera que, para isso, trabalhem os que têm seus títulos primitivos de serviço transformados em títulos de honra.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
É um novo dia. A palavra de Deus é sempre nova. Volto a me recolher…, e vou para meu deserto para escutar e orar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender tudo o que Ele me ensina com este Evangelho de hoje.


Leitura (Verdade)
Releio o Evangelho quantas vezes for necessário. Deixo as palavras de Jesus tocar meu ser interior e revigorar minha fé. Como eu conheço a presença de Jesus que me quer em seu caminho, perto de si? Que me fala no coração da Vida?

“A figura do bom pastor, cercado de suas ovelhas, foi muito amada pelas primeiras comunidades cristãs. Toscos desenhos, sobretudo nas catacumbas, mostram o solícito pastor e suas dóceis ovelhas. O evangelista João aponta, mais que os outros evangelistas, a soberania de Jesus em todas as situações. Tal soberania advém da autoridade que ele recebeu do Pai. Por isso, Jesus nunca é levado pelos acontecimentos, mas livremente entrega e retoma sua vida. Jesus é o elo entre as ovelhas e o Pai. É um convite para permanecermos, em comunidade, junto ao Pastor, nossa segurança. É externado também o desejo de que, um dia, haja um só rebanho e um só pastor. A missão e a unidade são exigências do Evangelho.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Silencio e procuro ouvir o que o texto diz para minha vida. Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o meu coração? Examino minha consciência, revejo minhas ações, confronto minhas atitudes com a mensagem de Jesus.

Oração (Vida)
O que o texto bíblico me leva dizer a Deus? Na presença de Deus coloco meus pedidos. Rezo por mim, por aqueles que percebo podem estar se desviando do caminho; pelos que não dão bom testemunho na sociedade e peço a Jesus que os traga de volta ao seu coração de Bom Pastor. Rezo conscientemente:
“Ó Pai de amor, ajuda-nos a seguir fielmente o Evangelho de vosso Filho, nosso verdadeiro Pastor, e que todos os homens e mulheres o reconheçam como Salvador, vós que viveis e reinais para sempre. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Não me deixar distrair ou confundir por vozes estranhas. Deus fala no coração da vida. Ele á a voz da Vida. Dar vida não é algo que o ego possa fazer. A vida é prodiga, expansiva, aberta…
Com estas reflexões e preces que atitude me proponho viver no dia de hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. – Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém. – Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém. – Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]