Liturgia diária Esforçai-vos por entrar pela porta estreita! - Lc 13,22-30

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 13,22-30

Façamos a oração do dia: Pai, conduze-me pelo verdadeiro caminho da salvação que passa pelo serviço misericordioso e gratuito a quem carece de meu amor.

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 27 de outubro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Rm 8,26-30 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 26também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.

27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, esses ele predestinou a ser conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO
13(12)

— Senhor, eu confiei na vossa graça!

— Senhor, eu confiei na vossa graça!

— Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos! Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” Nem exulte o opressor por minha queda.

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

EVANGELHO: Lc 13,22-30

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele,

porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quarta etapa da subida para Jerusalém: “Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém”. Alguém, então, lhe perguntou sobre os que se salvam, se é verdade que são poucos. Jesus não costuma dar resposta direta às perguntas que lhe são feitas. Ele diz que a porta de entrada na salvação é estreita, que é preciso se esforçar para entrar e que muitos não conseguirão entrar depois que ela for fechada. Alguns insistirão dizendo que são conhecidos do dono da casa, mas assim mesmo não conseguirão entrar. Por quê? Porque foram, literalmente, “artífices da injustiça”. Jesus se refere ao povo de Israel, os primeiros, que poderão ser os últimos, o que vale também para os cristãos de hoje.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Após a leitura do Evangelho, recolha-se e coloque-se na presença de Deus. Situe-se no contexto do Evangelho. Ao sentir-se em sintonia com a Palavra, ore para que o Espírito de Deus aja em você neste momento. Faça uma oração espontânea ou a seguinte oração:
“Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a discórdia da paz. Que vossa santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? De quem parte a iniciativa do chamado? Qual o significado de ser apóstolo?

“A questão do número dos que se salvam já teve respostas contraditórias. Para uns são muitos, para outros, muito poucos. Se admitirmos que são poucos os que se salvam, estaríamos aceitando que a redenção de Jesus foi um fracasso. Mais que nos salvar, nós seremos salvos. Mesmo assim, não se dispensa o esforço humano. A porta é estreita, mas permite a passagem. O Reino de Deus não fornece franquias. Nem se adquire por herança. É esforço de cada um. É compromisso de unir aquilo que acreditamos com aquilo que fazemos. Na Eucaristia, uma simbólica gota de água, no cálice, fala de nossa participação, nossa aceitação da redenção de Jesus. A porta estreita está aberta para todos. É a porta da graça e da misericórdia.” 

Meditação (Caminho)

É preciso vigiar, estar sempre atento(a) e confiar na misericórdia de Deus, para permanecer fiel ao amor. Qual imagem você tem de Deus? Você crê em seu amor misericordioso ou o teme como um patrão justiceiro? Você testemunha um Deus de ternura que atrai os que o(a) cercam para um convívio fraterno, para a alegria, a bondade, o perdão?

Oração (Vida)

“Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !