30ª Semana Comum – Ano Litúrgico C
29 de outubro de 2016
ORAÇÃO DO DIA
Pai, faze-me humilde e discreto no trato humano. E que eu não aspire grandeza humana. Basta-me ser reconhecido e exaltado por ti.
PRIMEIRA LEITURA: Fl 1,18b-26
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses – Irmãos, 18bde qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado. E eu me alegro com isso, e sempre me alegrarei. 19Pois eu sei que isso resultará na minha salvação graças à vossa oração e à assistência do Espírito de Jesus Cristo. 20Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança, não terei de corar de vergonha. Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo – o que para mim seria de longe o melhor – 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 25Por isso, sei com certeza que vou ficar e continuar com vós todos, para que possais progredir e alegrar-vos na fé. 26Assim,
– Graças a Deus.
— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— Minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus, entre gritos, louvor e alegria da multidão jubilosa.
EVANGELHO: Lc 14,1.7-11
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Não se exponha sem necessidade e não exponha os outros também. Se você ocupar por conta própria o primeiro lugar no banquete de uma festa de casamento e depois tiver que ceder o lugar a alguém mais importante, isso será desagradável. Não lhe sobrará mais do que o último lugar por estarem todos os demais ocupados. Sente-se logo no último e espere ser chamado pelo dono da festa. Importante não é o lugar. Qualquer lugar se torna importante quando alguém de importância o ocupa. Jesus observa e era por eles observado. A festa era na casa de um fariseu. Há uma polêmica aberta entre os fariseus e Jesus nos evangelhos, mas ele frequentava a casa deles e era por eles convidado. Eles avisaram Jesus que Herodes queria matá-lo para que tivesse tempo de escapar. De fato, vale lembrar que a polêmica aconteceu entre cristãos e fariseus depois da destruição do Templo. Os fariseus se esforçaram para dar ao povo um ponto de apoio claro e se concentraram no estudo da Torá. Os cristãos por sua vez consideravam-se os verdadeiros discípulos de Moisés com a interpretação certa e correta das Escrituras.
Côn.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Acolhamos em nosso coração a Palavra de Deus e o seu convite para o serviço humilde e para a transformação da sociedade pelo amor e pela partilha generosa. Permitamos que o Senhor nos conduza neste novo dia.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que Nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”
Leitura (Verdade)
Qual é o contexto da narrativa? Em que lugar se passa, qual seu tema central, quais personagens encontramos? Detenha-se à parábola e recolha os elementos principais. Para quais aspectos Jesus chama a atenção de seus ouvintes? Leia, em sua Bíblia, Pr 25,6-7 e procure perceber sua relação com a parábola.
“Jesus é um homem que tem uma observação fina da realidade; está atento a tudo o que acontece ao seu redor. Ele é capaz de ver o coração das pessoas e o âmago das situações. Ele utiliza suas observações para ensinar e fixar critérios para que se aja em conformidade com a vontade de Deus. Chama a atenção de Jesus o fato de os convidados escolherem os primeiros e os melhores lugares. Jesus lança mão de uma parábola para ensinar. Essa parábola reproduz as regras de boas maneiras de Pr 25,6-7 e é um conselho de humildade. É preciso aceitar e receber o lugar que é dado. Contudo, é preciso também atenção para não incorrer num outro erro: se precaver contra a falsa modéstia, ou seja, escolher o último lugar para ser, depois, convidado a ocupar um lugar melhor. A sentença final de nossa perícope é uma norma de conduta para todos os que abraçam a fé cristã e diz respeito ao destino último do homem. Na disputa entre os discípulos acerca de quem seria o mais importante, Jesus responde que é o que serve” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Estamos diante de um texto que nos lança um grande apelo: a renúncia à sociedade competitiva e a adesão à nova sociedade do Reino, fundada na humildade, no serviço e na partilha. É uma lógica contrária à da sociedade em que estamos inseridos. É um estilo de vida que segue os critérios de Jesus e de seu Evangelho, que vê a relação entre as pessoas permeada pelo serviço humilde. A humildade, embora uma virtude pouco apreciada, nos é possível quando nos colocamos diante de Deus e reconhecemos que tudo nos vem Dele.
Por quais sinais reconhecemos que uma pessoa vive a humildade? Como criar em nosso coração essa atitude? Como transformar a humildade em gestos concretos no dia a dia? Qual é o convite que o Senhor faz a você neste dia?
Oração (Vida)
“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).
Contemplação (Vida e Missão)
Este é o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
[apss_share]
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !