liturgia diária A escolha dos doze apóstolos - Mt 10,1-7

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

14ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

12 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tu me escolheste para ser companheiro de missão de teu Filho Jesus. Que eu seja capaz de percorrer, com fidelidade, o mesmo caminho trilhado por ele.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 41,55-57;42,5-7a.17-24a

Leitura do Livro do Gênesis

41,55Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao Faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-
-vos a José e fazei o que ele vos disser”.
56Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra.
42,5Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população.
Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 7aAo ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu

temo a Deus. 19Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que comprastes. 20Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”.
Eles fizeram como José lhes tinha dito. 21E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”.
22Rúben disse-lhes: “Não vos adverti dizendo: ‘Não pequeis contra o menino?’ E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24aEntão, José afastou-se deles e chorou.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 32

          Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Dai graças ao Senhor

ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação!

— O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

EVANGELHO: Mt 10,1-7

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago,

filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!­ 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Os Doze Apóstolos recebem de Jesus o poder de expulsar demônios e curar todo tipo de doença e de enfermidade. Devem proclamar que o Reino dos Céus está próximo, começando primeiro com aqueles que pertencem ao povo de Israel. Samaritanos e pagãos não são excluídos, mas ficam à espera nessa primeira fase de exercício missionário dos Apóstolos de Jesus. A prioridade é dos judeus. Depois da cura do paralítico no pórtico de Salomão, Pedro disse aos judeus que o ouviam: “Para vocês, em primeiro lugar, Deus ressuscitou o seu Servo e o enviou para abençoá-los”. E Paulo e Barnabé, na sinagoga em Antioquia da Pisídia: “Era primeiro a vocês que devíamos anunciar a Palavra de Deus; como a rejeitam, nós nos voltamos para os pagãos”. Na primeira perseguição contra a Igreja de Jerusalém, Filipe, o diácono, foi pregar na Samaria. A não aceitação de Jesus como o Messias por parte dos judeus beneficiou samaritanos e pagãos. O que aconteceria, então, se o tivessem aceitado? Deus, porém, continua fiel a seu povo. Mesmo o tendo provado duramente, nunca o abandonou.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste momento de nossa oração, silenciemos nosso interior. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Iluminai a nossa mente e o nosso coração, para que esta oração com a Palavra produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Qual é a missão confiada por Jesus aos seus discípulos? O que representam os doze que foram chamados?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho, faça sua meditação e procure escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio da Palavra. Neste passo da leitura orante, você é convidado(a) a ouvir o Senhor.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]