Oração diária O chamado dos apóstolos
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 6,12-19

Jesus escolhe novas lideranças para levar a termo o plano redentor de Deus. A palavra “apóstolo” significa enviado, como representante autorizado.

Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em apóstolo de teu Filho Jesus para que, movido pelo Espírito, eu possa ser sinal da presença dele neste mundo tão carente de salvação.

30ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 28 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ef 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 19A(18)

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia

transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO:  Lc 6,12-19

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas

doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Celebramos hoje São Simão e São Judas Tadeu. Jesus considerou a escolha dos apóstolos como algo muito sério. Evidentemente ele nunca teve ilusões a nosso respeito e sabia em que mãos estava deixando a sua Igreja. Escreve São Lucas que Jesus foi à montanha e passou a noite toda em oração. Ele passa a noite toda no alto de uma montanha rezando a Deus, de manhã chama os discípulos, escolhe Doze dentre eles e lhes dá o nome de Apóstolos.

Desce com eles da montanha e para num lugar plano. Lá está uma grande multidão que veio para ouvir Jesus e se curar de doenças. As pessoas procuravam tocar em Jesus porque dele saía uma energia. Os Doze são confrontados com o povo que quer

ouvir e ser curado. Com os Doze a seu lado, Jesus olha para os discípulos no meio do povo e diz: “Felizes vocês os pobres”. É o início do Sermão das Bem-aventuranças. Nesta cena se dá a escolha e a instituição dos Doze. Jesus está ensinando e eles, aprendendo a serem como Jesus.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos. Após a leitura do Evangelho, recolha-se e coloque-se na presença de Deus. Situe-se no contexto do Evangelho. Ao sentir-se em sintonia com a Palavra, ore para que o Espírito de Deus aja em você neste momento. Faça uma oração espontânea ou a seguinte oração:

“Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a discórdia da paz. Que vossa santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Amém.”

Leitura (Verdade)

De quem parte a iniciativa do chamado? Qual o significado de ser apóstolo?
“Lucas ressalta um momento especial na vida do Mestre. Do grande número de discípulos, Jesus escolhe Doze. Antes da escolha, Jesus havia se retirado à montanha para orar.

O número doze tem grande simbologia para o povo de Israel. Doze foram os patriarcas e doze, as tribos de Israel. Diante da rejeição crescente das autoridades civis e religiosas, Jesus escolhe novas lideranças para levar a termo o plano redentor de Deus. A palavra “apóstolo” significa enviado, como representante autorizado.

Chamar pelo nome denota confiança. Jesus chamou cada um pelo nome. O poder de cura demonstra o messianismo de Jesus, que ele vai passando aos escolhidos. Ele respeita a liberdade de cada um, inclusive a de Judas, que o iria trair.

Meditação (Caminho)

Sinto-me incluído(a) no grupo dos escolhidos para uma missão? Tenho as disposições do(a) discípulo(a) de Jesus? A minha oração produz força de transformação para mudar meus sentimentos ou alguma atitude ao meu redor? Estar atento contra a inveja e o ciúme. É triste a tendência da dominação e do exercício do poder. Jesus coloca no meio dos discípulos uma criança, modelo de simplicidade e acolhimento, trazendo a descoberto o desejo deles de poder e distinção. Agradecer o Batismo em que recebi um nome e uma missão

Oração (Vida)

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.

Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz e torne-o propósito para sua vida.

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui