Oração diária, Solenidade da Epifania do Senhor - Mt 2,1-12

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 2,1-12

Epifania, manifestação do Senhor, festa da Luz. A estrela que conduziu os magos do Oriente até o presépio também aponta um novo caminho para a humanidade

Façamos a oração do dia: Pai, com discernimento e humildade, os magos deixaram-se guiar até Jesus. Concede-me as mesmas virtudes, para que eu siga o caminho que me leva a teu Filho.

Epifania do Senhor – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 03 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Is 60,1-6

Leitura do Livro do profeta Isaías:

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de

Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 72(71)

— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,/ vossa justiça ao descendente da realeza!/ Com justiça ele governe o vosso povo,/ com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz,/ até que a lua perca o brilho!/ De mar a mar estenderá o seu domínio,/ e desde o rio até os confins de toda a terra!

— Os reis de Társis e das ilhas hão de vir/ e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;/ e também os reis de Seba e de Sabá/ hão de trazer-lhe oferendas e tributos./ Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,/ e todas as nações hão de servi-lo.

— Libertará o indigente que suplica,/ e o pobre ao qual ninguém quer ajudar./ Terá pena do indigente e do infeliz,/

e a vida dos humildes salvará.

Segunda Leitura: Ef 3,2-3a.5-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

EVANGELHO:  Mt 2,1-12

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus
– Glória a vós, Senhor.

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e

viemos adorá-lo”.

3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei4, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.

7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Melchior, ouro. Gaspar, incenso. Baltazar, lágrimas de mirra. Eram sábios que estudavam o céu. Conheciam a profecia do profeta pagão de nome Balaão. Seus oráculos encontram-se no Livro dos Números. Entre eles está o oráculo no qual “ele via, mas não agora, contemplava, mas não de perto, via e contemplava um astro procedente de Jacó que se torna chefe, um cetro que se levanta, procedente de Israel”.

Quando viram surgir no céu um novo astro ou uma estrela de brilho fulgurante, cada um em seu canto, aqueles homens disseram: “É o sinal da profecia. Um rei está nascendo em Israel. O seu cetro se levanta”. O que mais sabiam, eles é que o sabem. O fato é que se puseram a caminho, cada um de sua terra, um da Europa, outro da Ásia e outro da África, os três cantos do mundo de então, e se dirigiram para o centro, Jerusalém, a cidade do grande rei. Encontraram-se no caminho.

Dizem que havia um quarto rei, que se atrasou porque foi parando nas estradas que eram verdadeiramente da vida, porque nelas se encontravam seres humanos pedindo sua solidária atenção. Tudo o que levava para o rei Messias foi dado aos necessitados no caminho, que, afinal, eram o Cristo sofredor. Herodes ficou perturbado quando soube dos Magos na cidade. Ficou com medo do Menino recém-nascido.

Sentiu-se ameaçado, receoso de perder o poder e a glória. Mandou matar os meninos de Belém na esperança de acertar o Menino Deus. Na visita dos Reis Magos e no símbolo de seus presentes, o Menino-rei, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, manifestou-se a todo o universo. Ele veio para todos e, para não afastar ninguém, veio pequeno, humilde e singelo. Aqueles homens eram reis representantes dos continentes de então.

Que rei haverá em nosso continente disposto a reconhecer o Menino como cidadão nosso e entre nós e aceitar os seus ensinamentos? O Pequeno diz a nós e a nossos governantes: “O que fizerem ao menor dos meus irmãos, estarão fazendo a mim”. Hoje a América, a do Norte, a do Centro e a do Sul, se fazem presentes por nós, que nos aproximamos do Menino para adorá-lo e segui-lo.

Em Jesus Cristo, todos os povos foram admitidos à herança de Israel, todos são membros do mesmo corpo e beneficiários da mesma promessa, por meio do Evangelho, ensina São Paulo. Não se trata mais de um povo da mesma raça, restrito a um mesmo território. Os discípulos de Jesus estão presentes em todo o universo.

No dia do juízo serão recolhidos e se apresentarão como o povo eleito de Deus, aqueles que, como os Magos, encontraram o Menino, com Maria, sua mãe. Neles, manifesta-se o amor de Deus em Jesus Cristo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Epifania, manifestação do Senhor, festa da Luz. A estrela que conduziu os magos do Oriente até o presépio também aponta um novo caminho para a humanidade: encontramos o Jesus-Menino nos braços de Maria. Outra vez Deus revela seu amor ao mundo. Eis nossa missão!

Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor de Pai. Amém.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e identifique a mensagem que o evangelista deseja transmitir. Além de “estrela” e “magos”, quais outras palavras simbólicas você identifica no texto?

“O termo “epifania” significa manifestação do Senhor. Em Belém, os pastores e a própria Sagrada Família eram participantes do Povo de Deus, Israel. Hoje os pagãos é que são acolhidos na gruta de Belém. Esta festa é também conhecida como Natal dos Gentios. De alguma maneira, nos Magos do Oriente somos representados.

Os misteriosos visitantes do Oriente não conheciam a Palavra de Deus nem as profecias. Porque tinham um bom coração, eles chegaram até a gruta. Os grandes de Jerusalém conheciam as profecias, mas nunca chegaram à gruta por causa da dureza de seus corações. Os Magos nos ensinam a continuar caminhando, mesmo quando a estrela da certeza se esconde. Ensinam-nos também, quando necessário, a buscar outro caminho.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Continuo caminhando mesmo nos momento de dúvida? Creio que o Senhor é meu Pastor e meu Guia. Ele vai acendendo luzes em meu caminho à medida que eu preciso delas?

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.
Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais no meio de nós, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação nos mantenha caminhando sempre na estrada de Jesus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui