Oração diária Entre nós, quem é o maior?

26ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

26 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu busque sempre destacar-me no serviço ao meu semelhante, de modo especial, os mais necessitados, pois nisto consiste minha verdadeira grandeza de discípulo.

PRIMEIRA LEITURA:  Jó 1,6-22

Leitura do Livro de Jó – 6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também Satanás. 7O Senhor, então, disse a Satanás: “Donde vens?” “Venho de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 8O Senhor disse-lhe: “Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal”.
9Satanás respondeu ao Senhor: “Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!”
12Então o Senhor disse a Satanás: “Pois bem, de tudo o que ele possui, podes dispor, mas não estendas a mão contra ele”. E Satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: “Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado, 15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio de espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
16Estava ainda falando, quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 17Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
18Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.
20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21“Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou: como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 16

          — Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
— Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!

— De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.

— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

EVANGELHO: Lc 9,46-50

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.
49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Difícil de entender. A gente escuta, vê e não percebe. Ou não quer perceber? A inteligência tem olhos. Vê. Mas não significa tudo. Vê, vê o melhor, experimenta e se decide pelo pior. Quem decide é a vontade que precisa ser bem-educada e treinada. Jesus disse, falou, explicou. Agora pega uma criança para que a vejam e mostra a importância que ela tem em si mesma e como modelo. É emblemática. Com ela aprendemos que entre nós o menor é o maior. E não, o senhor maior será sempre servidor do menor. Será? Não entendo. Prefiro ser o primeiro. Entre nós Doze, quem é o maior? A pergunta se prolonga ao longo do universo, abrange e envolve todas as categorias humanas de cardeais a simples fiéis, de aristocratas a plebeus, de pobres a ricos, de letrados a iletrados. Entre nós, quem é o maior? Não há contentamento ao ponto em que se chegou. Um pouco mais parece melhor. Está bem, Jesus tem razão. Nada de discussão sobre precedências. Eu não sou o maior, mas o meu grupo é. Como se atreve alguém que não é do nosso grupo expulsar demônios em nome de Jesus. Temos que proibi-lo. Percebam se não são contra, se não nos encontramos todos no último ponto que é o amor.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste dia, a Igreja celebra a festa de São Cosme e São Damião. Peçamos a eles que intercedam por nós, para que também saibamos viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo com a nossa vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia-o quantas vezes julgar necessário, devagar e atentamente. Depois responda: o que diz o Evangelho? Você é convidado(a), neste passo da leitura orante, a identificar o tema central do texto, sem deixar sua opinião influenciá-lo(a). Por isso, é importante que, durante a leitura, você destaque os verbos, os personagens e os versículos que mais vai lhe chamam atenção. O que Jesus diz neste texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste passo da leitura orante, você é convidado(o) a identificar-se com o texto, com a palavra que mais o(a) toca, aquela que você percebe ser a palavra de Deus para você. Se sentir necessidade, leia novamente o Evangelho, medite-o e deixe-se tocar por ele.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Sentindo-se tocado(a) pelo Senhor, faça a sua oração. Aproxime-se de Deus sem medo, abra-lhe o seu coração e conte a Ele o que se passa com você. Apresente ao Senhor seu louvor e suas necessidades.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que apelo Deus lhe fez por meio do Evangelho? De que forma você pretende atendê-lo neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]