Liturgia diária, Entrai pela porta estreita! - Mt 7,6.12-14

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

27 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me capaz de reconhecer quem está predisposto a acolher a tua mensagem, de forma que eu não semeie a tua Palavra no coração de quem lhe é refratário.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 13,2.5-18

Leitura do Livro do Gênesis –

2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas. 6A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasia­do numerosos, para poderem morar juntos. 7Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra. 8Abrão disse a Ló: “Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos. 9Estás vendo toda esta terra diante de ti? Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para a esquerda”.
10Levantando os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada — isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra —, era como um jardim

do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor. 11Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. Foi assim que os dois se separaram um do outro. 12Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto Ló se estabeleceu nas cidades pró­ximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor.
14E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: “Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente: 15toda essa terra que estás vendo, eu a darei a ti e à tua descendência para sempre. 16Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência. 17Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei”. 18Tendo desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron,
e ali construiu um altar ao Senhor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 14

          Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?
— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

— É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

EVANGELHO:  Mt 7,6.12-14

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos;

para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Três grandes recomendações: não dar pérolas aos porcos, fazer aos outros o que queremos que nos façam, entrar pela porta estreita. A porta é estreita, o caminho que leva à vida é apertado, são poucos os que o encontram. O mesmo evangelista São Mateus nos diz que no último dia seremos interrogados sobre as obras de misericórdia praticadas nesta vida em favor do próximo. Tal prática supõe esforço e vontade. A regra de ouro da Bíblia é fazer aos outros o que quero que façam a mim. O que sou capaz de fazer aos outros de positivo que desejo para mim mesmo. Não vou pensar em coisas que não estão ao meu alcance. Mas ser bem tratado, ser bem falado, ser compreendido, ser valorizado são pequenas grandes coisas ao alcance de todos. Dar aos cães o que é santo ou jogar pérolas aos porcos parece referir-se às coisas sagradas como a santa Comunhão, que não deve ser dada aos indignos. Podemos entender que não é preciso dar as coisas sagradas a todo mundo, não para evitar profanação, mas porque de fato não é preciso. Os famintos já são bem-aventurados. Precisam das coisas sagradas os que têm uma missão a cumprir com responsabilidade. Quem tem fome precisa de comida e quem tem comida precisa do sacramento para providenciar comida a quem não tem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje festejamos o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Mãe bendita de Jesus Cristo que sempre socorre seus filhos. Peçamos sempre sua intercessão, para que nos mantenhamos no caminho de seu Filho Jesus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, há três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”. Qual é o apelo principal do texto? A que porta Jesus se refere quando diz: “Entrai pela porta estreita”?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia o Evangelho e disponha-se a escutar o que o Senhor quer lhe dizer. Na meditação, somos convidados a deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida e a escutar o que o Senhor nos diz.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração aproximando-se do Senhor e se deixando amar por Ele. Deus é rico em misericórdia e acolhe-nos com tudo que somos. Apresente-lhe suas preces e pedidos, reze ao e com o Senhor.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude a Palavra o(a) convida a viver?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]