Oração diária Entrai pela porta estreita!

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 7,6.12-14

A porta é estreita, mas permite a passagem. O amor e a misericórdia são indicativos do caminho certo e da porta que permite a passagem.

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me capaz de reconhecer quem está predisposto a acolher a tua mensagem, de forma que eu não semeie a tua Palavra no coração de quem lhe é refratário.

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 22 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 13,2.5-18  

Leitura do Livro do Gênesis.

2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas. 6A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasiado numerosos, para poderem morar juntos. 7Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra. 8Abrão disse a Ló: “Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos. 9Estás vendo toda esta terra diante de ti? Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para a esquerda”.

10Levantando

os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada — isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra —, era como um jardim do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor. 11Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. Foi assim que os dois se separaram um do outro. 12Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto Ló se estabeleceu nas cidades próximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor.

14E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: “Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente: 15toda essa terra que estás vendo, eu a darei a ti e à tua descendência para sempre. 16Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência. 17Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei”. 18Tendo

desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e ali construiu um altar ao Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 15(14)

— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

— É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

EVANGELHO: Mt 7,6.12-14

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12Tudo

quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A regra de ouro traduz na prática o mandamento do amor: “Tudo o que vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles”. Esta é a regra positiva. A negativa dirá: “Não faça aos outros o que você não quer que façam a você”. Não se trata, pois, de fazer aos outros o que me fizeram. Essa é a lei do talião, que introduz na vida um mecanismo de repetição sem fim. O mundo seria muito alegre e feliz se todos se exercitassem na prática da regra de ouro. O exercício, porém, supõe esforço, e esforço cansa, e eu prefiro descansar! Entre pela porta estreita, percorra o caminho estreito, se quiser construir alguma coisa nesta vida e dar sentido à existência. Não fique à toa na vida vendo a banda passar. Entre na banda e toque um instrumento.

Alegre o mundo com boa música, mas saiba discernir o que serve do que não serve. Ao longo da vida, vamos aprendendo que há coisas que não valem a pena, não valem o esforço que fazemos, não valem o sofrimento suportado. Não dê, então, pérolas aos porcos. Não pergunte a quem não quer responder e não fale a quem não quer ouvir. Use, porém, da sensibilidade e saiba distinguir entre o porco e o humano. Não confunda um com o outro. Valorize o porco no que ele tem de valor e dê pérolas a quem sabe apreciá-las.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o(a) ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida, na prática, a fim de a graça de Deus o (a) ajude a passar pela porta estreita e seguir no caminho que agrada a Deus.
Se desejar reze com o salmista:
“SENHOR, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos são altivos; não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim. Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe; a minha alma é como uma criança saciada! Israel, espera no Senhor, desde agora e para sempre!”(cf Sl 131)
Eu,…………(diga seu nome) ponho minha esperança em Deus, desde agora e para sempre. Amém.

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, há três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”.

Qual é o apelo principal do texto? A que porta Jesus se refere quando diz: “Entrai pela porta estreita”?

“Os discípulos devem aprender que a mensagem preciosa do Reino deve ser propagada com discernimento, não com ingenuidade, pois gente malvada responderá com violência a essa proposta. Em algumas oportunidades, o próprio Jesus não responde às perguntas mal-intencionadas de seus oponentes. Ele promulga a lei áurea da convivência humana: façam aos outros o que gostariam que os outros fizessem a vocês. Este é o caminho do Reino. A porta é estreita, mas permite a passagem. O amor e a misericórdia são indicativos do caminho certo e da porta que permite a passagem. A salvação depende de Deus, e este precisa de nosso sim. A graça de Deus deve direcionar nossa caminhada. É uma caminhada comunitária; precisamos dos irmãos.”

Meditação (Caminho)

Este é o momento em que somos convidados a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente e deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida.
A orientação de Jesus é clara e simples: fazer o que gostaríamos que os outros fizessem conosco. Eu tenho presente esta medida em minhas relações?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando as três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”, qual desses apelos eu sinto que preciso ter maior vigilância no meu cotidiano?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !