Oração diária Entrai pela porta estreita!

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

23 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me capaz de reconhecer quem está predisposto a acolher a tua mensagem, de forma que eu não semeie a tua Palavra no coração de quem lhe é refratário.

PRIMEIRA LEITURA: 2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36

Leitura do Segundo Livro dos Reis – Naqueles dias, 9bSenaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 10Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios. 11Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?”
14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 16Inclina o teu ouvido, Senhor, e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 17É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 18lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra; por isso os puderam destruir. 19Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.
20Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21Eis o que o Senhor disse dele: A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 31Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor todo-poderoso.
32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 33Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 34Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e a meu servo Davi”.
35aNaquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 36Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.

SALMO 47

 — O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.

— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.

— Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio a vosso templo; como vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra

EVANGELHO: Mt 7,6.12-14

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Firmeza e sabedoria precisam andar juntas em nosso discernimento, para não sermos estraçalhados por aqueles que não nos aceitam ou não nos compreendem. É preciso coragem para negar a pérola ao porco e muita sabedoria para ter certeza de que a pérola está sendo negada a quem não tem capacidade de compreender o valor que ela tem. É também com força e valentia que nos decidimos a sempre fazer aos outros o que desejamos que se faça a nós. E mais ainda, sem uma visão clara do caminho e para onde ele nos leva, e sem a firme decisão de superar as dificuldades que irão surgindo, não atravessaremos a porta estreita. Propostas generosas e corajosas são feitas a gente decidida, gente com vontade firme de continuar no caminho de Jesus, mesmo sabendo que ele termina na cruz. Cruz é uma ponte estreita que nos leva a uma porta estreita, mas é por ela que entramos no espaço aberto da salvação. O que é a salvação? Somos salvos de quê? O que é a perdição? Aprendemos que depois da morte vem o juízo que nos destina ou ao inferno ou ao paraíso. Paraíso significa vida bem-sucedida, enquanto inferno é a marca do fracasso. Isso é para o lado de lá. E do lado de cá, o que nos leva ao sucesso ou ao fracasso?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Depois de ler atentamente o Evangelho, abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o(a) ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida, na prática, a fim de a graça de Deus o (a) ajude a passar pela porta estreita e seguir no caminho que agrada a Deus. Se desejar reze com o salmista:
“SENHOR, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos são altivos; não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim.
Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe; a minha alma é como uma criança saciada!
Israel, espera no Senhor, desde agora e para sempre!”(cf Sl 131)
Eu,…………(diga seu nome) ponho minha esperança em Deus, desde agora e para sempre. Amém.

Leitura (Verdade)
No Evangelho de hoje, há três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”. Qual é o apelo principal do texto? A que porta Jesus se refere quando diz: “Entrai pela porta estreita”?
“Numa oportunidade, Jesus pediu aos discípulos que sacudissem até a poeira dos pés (Mc 6,7) relacionada aos que se obstinassem em rejeitar a Palavra. Os discípulos devem aprender que a mensagem preciosa do Reino deve ser pregada com discernimento e não com ingenuidade, pois gente malvada responderá com violência à proposta. Quando há má vontade, o discípulo segue, tranquilamente, seu caminho. A maneira madura de agir é esta: É a lei do amor. O Mestre nos indica qual é o melhor caminho. O cristão opta pela contramão, pelo caminho estreito, mas que leva ao ponto desejado. “Isto ninguém mais faz” ou “isto todo mundo faz” não são razões suficientes para nossas escolhas.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Este é o momento em que somos convidados a deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida e a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente. A orientação de Jesus é clara e simples: fazer o que gostaríamos que os outros fizessem conosco. Como eu tenho presente esta medida em minhas relações humanas, pessoais e sociais?

Oração (Vida)
Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplando as três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”. Sobre qual dessas orientações de Jesus eu sinto preciso ter mais vigilância no meu cotidiano? Como quero melhorar minha prática do Evangelho?

Bênção
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]