Liturgia diária Em busca de um sinal - Lc 11,29-32

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

08 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.

PRIMEIRA LEITURA: Jn 3,1-10

Leitura da Profecia de Jonas – 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jo­nas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os

homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 50

          — Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

EVANGELHO:  Lc 11,29-32

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está

no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário

do Evangelho

O sinal de Jesus é o sinal de Jonas. Quando acontece em qualquer lugar deste mundo o que aconteceu na história de Jonas, Jesus lá está e a vontade de Deus está sendo feita. Assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para todas as gerações. O sinal de Jonas não consistiu apenas na conversão dos ninivitas, mas na conversão de um pecado específico. Diz o livro de Jonas que os ninivitas foram convidados a deixar o mau caminho pelo qual andavam e a violência que tinham nas mãos. Mau caminho é genérico. Violência nas mãos é específico. Não é difícil imaginar o que mãos violentas podem fazer, como não é difícil imaginar as dificuldades de uma vida num ambiente violento. Mãos violentas que empunham armas, batem e roubam tornam impossível a vida social. Os ninivitas reformaram o seu sistema social e tornaram o seu mundo habitável. Quando isto acontece em qualquer lugar, acontece o que Jesus quer. Ele não precisa dar outro sinal. É o seu sinal, o sinal de Jonas acontecendo. Os ninivitas ouviram a pregação de Jonas e se converteram. E Jesus é mais do que Jonas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No inicio de nossa oração, aproximemo-nos de Deus Pai de Amor e misericórdia como filhos e filhas muito amados. Façamos um instante de silêncio nos dando conta de que estamos diante do próprio Senhor em sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia-o atentamente duas ou mais vezes. Faça uma nova leitura, se possível, leia em voz alta. Recorde outros textos com relatos bíblicos semelhantes. Depois, procure recontar a história e identifique a temática do texto. Qual é a verdade ou a mensagem do texto? Quem é a geração que busca um sinal e que sinal busca?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para você? Leia novamente o texto para fazer a meditação do mesmo. Leia e fique atento ao que o Senhor lhe fala através do Evangelho. Deixe-se tocar pela Palavra.

Oração (Vida)
É hora de falar com Deus. O que o texto me leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, apresente ao Senhor seus pedidos, seu louvor e gratidão. Neste momento de oração lembre-se de rezar pelos seus irmãos e irmãs necessitados.

Contemplação (Vida e Missão)
Recolha neste momento o que ficou da Palavra como compromisso de vida.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]