Oração diária, Jesus sentou-se e, do barco, ensinava as multidões - Lc 5,1-11

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 5,1-11

Não fomos chamados para coisas fáceis. Lançar as redes em águas mais profundas é o convite de hoje. A graça de Deus encaminha os desafios que assumimos.

Façamos a oração do dia: Pai, confirma minha vocação de pescador de pessoas humanas, e conduze-me para águas mais profundas onde se encontram os que mais carecem de meu amor.

22ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 03 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 3,18-23

Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Coríntios – Irmãos, 18ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.

21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 24(23)

— Ao Senhor pertence a terra e o

que ela encerra.
— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

EVANGELHO:  Lc 5,1-11

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naqueles tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse

um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem,

deixaram tudo e seguiram a Jesus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Passado o sábado, levaram muitos doentes e possessos a Jesus e ele os curou. Ao raiar do dia, Jesus se retirou para um lugar deserto. Depois, saiu pregando pelas sinagogas da Judeia. Jesus fez também a pesca milagrosa. Foi quando começou a chamar discípulos para trabalhar com ele.

O milagre foi a pesca extraordinária, mas, decisiva para a compreensão da vocação de todos os cristãos, foi a palavra de Jesus que acompanhou o milagre: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!”.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade e nos convidais a seguir-vos. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de avançar para águas mais profundas, mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais personagens aparecem no texto? Onde eles se encontram? Qual é o convite que o Senhor faz aos discípulos e a nós? O que significa ser “pescador de homens”, de acordo com o Evangelho?

“Pedro passara a vida no lago de Genesaré. Conhecia-lhe todos os segredos. A pesca resultara em insucesso. Seria perda de tempo tentar pescar novamente. Porém, por causa da Palavra, lança as redes no local indicado.

E acontece a pesca milagrosa. Quando tentamos projetos a partir da ótica humana ou de nossas preferências, o fracasso é provável. Quando partimos da Palavra, tudo se torna possível. E Pedro recebe outra missão: ser pescador de homens no Reino que começa. Ser dócil e disponível é a qualidade dos discípulos. Os apóstolos deixaram tudo e seguiram Jesus.

Não fomos chamados para coisas fáceis. Lançar as redes em águas mais profundas é o convite da Igreja hoje. A graça de Deus encaminha os desafios que assumimos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede? Quais sentimentos a palavra despertou em mim?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor a sua oração, seja de agradecimento ou louvor, seja de pedido ou prece. Entregue-lhe suas preocupações e as realidades que o(a) cercam, pois o Senhor está com você e, com todo amor e carinho, o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

Pescar em águas profundas significa romper com o comodismo. Qual meu propósito para este dia?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui