Liturgia diária Isabel deu à luz um filho

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 1,57-66

O amor de Deus não se dirige apenas à humanidade como um todo, mas visa a cada um de nós em particular.

Façamos a oração do dia: Pai, conta comigo para realizar o teu projeto, como contaste com João cujo nascimento foi revestido de gestos amorosos de tua providência.

4ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ml 3,1-4.23-24

Leitura da Profecia de Malaquias – Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais.
Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor.
4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis

que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 25(24)

— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!
— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

— Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança

EVANGELHO:  Lc 1,57-66

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas

Glória a vós, Senhor.

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO
DO EVANGELHO

O que vai ser este menino que acaba de nascer nas montanhas de Judá? Seu nome é João, e significa “Deus é favorável”. Segundo a profecia de Isaías, sua voz clamará no deserto: “Preparem o caminho do Senhor”. A memória do seu nascimento hoje é o anúncio da chegada do Messias Salvador. Todos se admiram e se enchem de temor, enquanto a língua de Zacarias se solta num canto de louvor. O que será esse menino? E a resposta é o silêncio de palavras até que a voz ressoe no deserto. O nascimento de João é demonstração da misericórdia do Senhor e causa de grande alegria. Vizinhos e parentes se alegraram com Isabel. Mais tarde poderão se entristecer porque o menino, já crescido, deverá partir. “Da parte de quem é deixado é sacrifício, mas da parte de quem deixa é lisonja.” Deixará sua família, irá para o deserto, consagrará sua vida à pregação e ao Batismo dos pecadores.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Rezemos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em um lugar onde a Palavra se encarne e produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe as atitudes de Zacarias, de Izabel e as do povo. Quem escolhe o nome para o menino? Como se deu isso?

“A alegria faz parte da Boa-Nova. Os anjos anunciaram a alegria no nascimento de Jesus. A alegria compartilhada pela comunidade – parentes e vizinhos – reflete o reconhecimento da ação divina, empenhada em remover a desgraça de Isabel para restaurar seu lugar honroso na comunidade.

A alegria supõe aceitar a grandeza e a ternura de nosso Deus. A comunidade se dá conta de que a mão do Senhor está com este Menino, reservando-lhe destino significativo. A mão do Senhor está também com todos nós. O amor de Deus não se dirige apenas à humanidade como um todo, mas visa a cada um de nós em particular. Ele nos ama, não porque merecemos, mas porque precisamos; ele nos ama, não porque somos bons, mas porque ele é bom.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Qual palavra mais chamou minha atenção? Qual convite o Senhor me dirige?
Agradecer porque a mão do Senhor está também comigo.

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece.

A alegria verdadeira decorre da contemplação deste mistério, o mistério do amor de Deus que se aproxima para nos salvar, agindo de forma misteriosa, ao surpreender-nos com um acontecimento inusitado.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplo em respeitoso silêncio a mão do Senhor redimindo nossa História.
Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !