Liturgia diária, Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho - Mt 1,18-24

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Mt 1,18-24

Façamos a oração do dia: Pai, ajuda-me a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade.

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 18 de dezembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Jr 23,5-8  

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 72(71)

— Nos seus dias a justiça florirá e a paz em abundância, para sempre.

— Nos

seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!

EVANGELHO:  Mt 1,18-24

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela

dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Circular é o globo da terra, circulares as esferas celestes, circular toda esta máquina do universo, que por isso se chama orbe, e até o mesmo Deus, se sendo espírito pudera ter figura, não haveria de ter outras, senão a circular.” Circular é a letra Ó dos títulos do Messias. “Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: vinde salvar-nos com o braço poderoso!”. “Adonai” significa “meus senhores”, num plural de excelência para “Senhor meu”.

Este

vocábulo substitui as quatro letras sagradas do nome de Deus, YHWH, que não se pronunciam. São José da Aparição recebe do anjo explicações e se casa com Maria. Nos relatos do Evangelho da Infância, São Mateus destaca a figura de José. Ele garante que o Menino é o rebento esperado da linhagem de Davi, mesmo sendo pai de criação.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Já estamos na 3ª semana do Advento, nos aproximando do Natal. Neste início da nossa oração, peçamos a Deus que renove em nós o dom da escuta.
A exemplo de Maria e José, coloquemos em primeiro lugar a vontade do Senhor.

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Em silêncio e com bastante atenção, faça a leitura do Evangelho de hoje. Observe as ações e as falas dos personagens?

“Quando se aproxima o Natal, Mateus nos convida a uma profunda reflexão sobre a fé. Maria tinha outros planos e, em sua vida, acontece um verdadeiro furacão. Ela conhecia as milenares profecias, e também implorava pela vinda do Salvador. Diante da proposta de ser mãe do Messias, ela hesita um instante, mas responde corajosamente com seu “sim”, na penumbra da fé. Esta mesma fé fez com que José aceitasse os quase incompreensíveis desígnios de Deus. José e Maria eram oficialmente noivos; cada um vivia em sua casa, e os esponsais aconteceriam um ano depois. Deus quis assumir nossa história, nossa carne. Maria e José se situam na encruzilhada da história. Eles responderam com o “sim” incondicional da fé.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O que você escutou da Palavra de Deus? Que versículo mais o(a) tocou? A partir do que você escutou do Senhor, procure fazer uma ligação entre o texto bíblico e sua vida. Leia-o novamente, se sentir necessidade. À semelhança de Maria e José, devemos acolher as manifestações e apelos de Deus. Perseverar na fé mesmo diante do obscuro e do sofrimento.

Oração (Vida)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de ser discípulo(a) de tua Palavra!

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !