Oração diária, Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola... - Lc 9,1-6

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 9,1-6

Façamos a oração do dia: Pai, tendo recebido a tarefa de continuar a missão de Jesus, ensina-me a imitá-lo tanto no modo de ser e de pregar, quanto na pobreza e na coragem de enfrentar a rejeição.

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 22 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Esd 9,5-9  

Leitura do Livro de Esdras.

5Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras, levantei-me da minha prostração. E, com as vestes e o manto rasgados, caí de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus. 6E disse: “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até o céu.

7Desde os tempos de nossos pais até este dia, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como acontece ainda hoje.

8Mas agora, por um breve instante, o Senhor nosso Deus concedeu-nos a graça de preservar dentre nós um resto, e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo. Assim o nosso Deus deu brilho aos nossos olhos e concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9Pois

éramos escravos, mas em nossa servidão o nosso Deus não nos abandonou. Antes, conseguiu para nós o favor dos reis da Pérsia, deu-nos bastante vida para podermos reconstruir o templo de nosso Deus e restaurar suas ruínas, e concedeu-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO Tb 13,2-5

— Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Vós sois grande, Senhor, para sempre, e vosso reino se estende nos séculos! Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar.

— Vós que sois de Israel, dai-lhe graças e por entre as nações celebrai-o! O Senhor dispersou-vos na terra para narrardes sua glória entre os povos, e fazê-los saber, para sempre, que não há outro Deus além dele.

— Castigou-nos por nossos pecados, seu amor haverá de salvar-nos. Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças com todo o respeito!

— Bendizei

o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o!

EVANGELHO: Lc 9,1-6

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao saírdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Lemos, ouvimos e meditamos os textos bíblicos. São a Palavra de Deus para todos os tempos. A partir deles elaboramos a eclesiologia, a cristologia e todos os tratados que compõem a reflexão teológica da comunidade cristã. Neles percebemos que a comunidade de Jesus não é estática. Seus membros se movem e andam pelo mundo. Não estão presos a estruturas que ainda não existem e poderão ser boas quando existirem. Jesus convoca os Doze e lhes dá autoridade sobre todos os demônios. Envia-os para anunciar o Reino e curar os enfermos. Os apóstolos partem, percorrem povoados, anunciam a Boa-Nova, curam os doentes. Não levam nada e hospedam-se onde são acolhidos.

Tudo

isso é possível também hoje. Também hoje é possível receber autoridade sobre os demônios. Tal autoridade se verificará na prática. Quanto aos doentes, o poder é dado para curá-los de suas enfermidades. Tal poder, como se exerceria hoje, sem falsidades? Milagres falsificados, sugestões fortes são um bom meio de enganar o povo e amontoar riquezas. Mas, quanto à cura verdadeira de quem está doente, como fazê-la acontecer nos dias de hoje? A fé, quando existe, é sempre uma boa resposta, sobretudo se unida à caridade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Jesus convida os discípulos a assumirem sua proposta; os que aderem Ele os capacita com poder de curar os males e anunciar a Boa Nova, ou seja, construir a fraternidade, o perdão, a justiça, a paz e implantar os valores do Reino de Deus.

Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho observando o que diz o texto. Quais as condições que Jesus coloca para o anuncio da Boa Nova? Qual é o ensinamento central deste relato?

É possível seguir Jesus se permanecermos alienados às realidades de nossos irmãos, de nossa história?

“Jesus compartilha seu ministério com os Doze. Ele os envia para expulsar os demônios e curar as doenças. É a libertação do corpo e da alma. Recebem a missão de proclamar o Reino de Deus. Eles devem continuar a missão do Mestre: pedir mudança radical de vida, isto é, conversão, e restaurar a vida humana, com as curas. Os discípulos devem ter bom senso e estar conscientes de que a missão vai provocar conflito com aqueles que não querem transformações. E essa pregação acontece com meios pobres, e isto alavanca o valor do testemunho pessoal. Essa experiência se tornará definitiva quando Jesus voltar ao Pai e confiar a eles a missão até os confins do mundo. Isso implica esforço humano e graça divina.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Neste mês dedicado à Palavra de Deus, procure retomar as palavras de Jesus: “Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos.” Reveja como você vive e anuncia a Palavra de Deus. Ela está no centro de sua vida?
Suas atitudes curam as dores e tristezas de quem o (a) cerca?

Oração (Vida)

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.
Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios. Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.
“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. ” (Salmos 91,1-16)

Contemplação (Vida e Missão)

Avaliar nossas atitudes à luz de nosso Batismo, de nossa profissão de fé e formular o propósito para este dia.

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !