Liturgia diária - O Cristo será da descendência de Davi - Jo 7,40-53

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Hoje a fé – graça e aceitação – nos faz perceber que Jesus é o enviado do Pai. Ele é o caminho, o único caminho possível.

Façamos a oração do dia: Pai, ajuda-me a acolher, sem preconceitos, a revelação de Jesus, pois sua identidade messiânica de Filho de Deus transparece nas palavras e nos sinais que ele realizou.

Um pedido especial de ajuda ! Meu pai esta novamente internado, nao estou conseguindo pagar as contas referente ao site, ano passado acumulei uma divida alta, consegui pagar uma parte e outro valor alto parcelei em 24 parcelas. Me pai é acamado ha 2 anos e agora internado os gastos aumentaram. Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente. Meu pix é 19 987634283 – anderson roberto fuzatto. Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

4ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 20 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA:
Jr 11,18-20 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”.

20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 7

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!

— Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniquidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, vós que sondais os nossos rins e corações.

— O

Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia.

EVANGELHO:  Jo 7,40-53

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”

43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”

46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos

chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”

50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Surgiu uma divisão entre o povo por causa dele. Alguns queriam prendê-lo.” Afinal, quem é este Jesus de Nazaré? Moisés anunciou que Deus faria surgir um profeta semelhante a ele do meio do povo. É Jesus o profeta? É o Messias prometido? As opiniões se dividem. Fariseus e chefes o rejeitam como falso profeta. Não foi o único na história de Israel e era preciso preservar a pureza da fé recebida dos pais. Nicodemos, um dos fariseus, propõe que se faça um julgamento sério e se verifique o que de fato Jesus fez. Os outros disseram então a Nicodemos: “Verifica as Escrituras e verás que da Galileia não surge profeta”. A frase exata seria “não surge ‘o’ profeta”, aquele semelhante a Moisés.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Prepare seu coração, com esta música, para a escuta da Palavra.

Invocações ao Espírito santo:
Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo recomeçar.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Que tema perpassa a discussão dos personagens? Procure compreender o contexto do relato bíblico: lugares, pessoas, afirmações, perguntas…

“É cada vez mais acentuado o conflito entre Jesus e seus opositores. Os mais duros admitem a necessidade de eliminá-lo. Mas nem todos pensam assim. O evangelista registra que muitos o consideravam profeta e justificavam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Os fariseus reagem considerando o povo “maldito” e desconhecedor da Lei. A partir de suas superadas tradições e de suas teimosias, eles recusam a Boa-Nova. Há divisão entre eles e, apoiado no bom senso, Nicodemos defende a necessidade de escutá-lo e examinar suas obras. Ele já visitara Jesus “de noite” e a luz da fé ia iluminando aos poucos sua vida. Porque era humilde, Nicodemos buscou a luz e soube dar o passo necessário.”

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou mais sintonia com minha vida?
Em seu cotidiano, no relacionamento com as pessoas, como você confronta suas opiniões com os que têm opiniões diferentes? Você procura entender, construir a união, ou gosta de polarizar? Que sentimento esta oração desperta em você?

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão.
Senhor, meu Deus, quero hoje renunciar a todos os gestos, palavras e pensamentos que geram a desunião ou rejeição. Peço teu perdão por todas as vezes que deixei meu ‘ego’ falar mais alto e usei palavras destrutivas ou tive atitude de rejeição. Peço, Senhor, pelos líderes religiosos e pelos governantes e autoridades de todas as nações, para que entendam que a polarização só desune. Que é possível discordar sem dividir. Rogo, Senhor, para que todo o ser humano abra seu coração para abraçar os sentimentos de compreensão, verdade, perdão. Que a paz reine na mente e no coração de todas as pessoas, a começar por mim. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Identifique os sentimentos que o(a) habitam após meditar esse Evangelho. Proponha-se para uma atitude positiva.

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui