Oração diária, Vos envio como cordeiros para o meio de lobos - Lc 10,1-9

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,1-9

Os discípulos são enviados de dois em dois para lugares aonde Jesus devia ir. Jesus nos quer onde Ele sente a necessidade de estar.

Façamos a oração do dia: Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

São Timóteo e São Tito – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 26 de janeiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5 

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te

a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (Tt 1,1-5)

Início da Carta de São Paulo a Tito.

1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei.

– Palavra do Senhor.

– Graças

a Deus.

SALMO 96(95)

— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!

— Ó família das nações, dai ao Senhor, nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

EVANGELHO:  Lc 10,1-9

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é

grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Depois da festa da conversão de São Paulo, a liturgia comemora seus dois companheiros de missão, Timóteo e Tito. Eles não fizeram parte dos 72 discípulos escolhidos pelo Senhor e enviados dois a dois em missão, mas as orientações para os 72 continuam válidas para todos os discípulos, com as devidas adaptações de tempo e lugar.

Timóteo era de Listra, na atual Turquia. Seu pai era pagão e sua mãe, judia. Ele foi educado na tradição de Israel. Paulo o encontrou quando evangelizou Listra e, ainda jovem, o fez seu companheiro de missão com Lucas e Silas. Mais tarde, ficou em Éfeso, à frente da Igreja. Há duas cartas de Paulo dirigidas a Timóteo. Tito é um convertido do mundo pagão. Acompanhou Paulo e se tornou bispo da Igreja em Creta. Há também uma carta atribuída a Paulo e dirigida a Tito.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebramos hoje na liturgia dois grandes colaboradores do apóstolo São Paulo: São Timóteo e São Tito. No Evangelho de hoje, Jesus envia os discípulos em missão. A missão é um serviço em favor do Reino de Deus e um convite a todo aquele que deseja viver o seguimento de Jesus.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho atentando-se ao envio dos missionários. Coloque-se entre eles e observe as orientações que lhes são dirigidas. Quem são os enviados? Quem os envia? Para onde os envia? O que é recomendado levar em missão? Qual mensagem deve ser anunciada pelos missionários? Como deve ser o comportamento durante a missão?

“A missão desse grupo apresenta diferenças com relação à missão dos Doze. Ela prepara o caminho para a visita de Jesus, enquanto os Doze têm a mesma missão de Jesus: curar os doentes e desmascarar o mal. Jesus previne os 72 de que nem todos vão acolhê-los; por isso, e também por causa da vulnerabilidade deles, pede para irem dois a dois. Na época do Antigo Testamento, supunha-se a existência, no mundo, de 72 nações. A escolha do mesmo número sinaliza a universalidade da salvação. Como os 72, os pais são enviados para preparar o caminho de Jesus na vida dos seus filhos. De resto, todos somos missionários, enviados, para preparar o caminho do Senhor. E isso pelo testemunho e pela Palavra.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.

O que quer dizer a expressão: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”? Quais realidades e lugares hoje necessitam de missionários que anunciem Jesus Cristo? Jesus pede aos discípulos que anunciem primeiramente a paz. Aonde deve chegar essa paz tão desejada por Jesus? Você transmite a paz onde está?

Os discípulos são enviados de dois em dois para lugares aonde Jesus devia ir. Jesus nos quer onde Ele sente a necessidade de estar. Os discípulos são mensageiros da paz e devem levar essa mensagem a todos os lugares.

Oração (Vida)

Jesus nos diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita”. Por isso, atendendo ao pedido do Senhor, rezemos:

“Senhor Jesus, que chamaste quem Tu quiseste, chama muitos de nós para trabalhar para ti, para trabalhar contigo. Tu, que iluminaste com a tua palavra aqueles que chamaste, ilumina-nos com o dom da fé em ti. Tu, que os amparaste nas dificuldades, ajuda-nos a vencer as nossas dificuldades de jovens de hoje. E se chamas algum de nós, para o consagrar totalmente a ti, que o teu amor anime essa vocação desde o seu germinar e a faça crescer e perseverar até o fim. Assim seja!” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o(a) leva a viver hoje? Para qual missão Jesus o(a) envia? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui