Liturgia diária, Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho - Mt 1,18-24

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 1,18-24

Deus fala de muitas maneiras e cabe a cada um de nós rezar, entender estas mensagens. Deus nos fala nos sonhos e nos fala nos acontecimentos de cada dia.

Façamos a oração do dia: Pai, ajuda-me a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que eu reconheça nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade.

3ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 18 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Jr 23,5-8

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8— mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua

terra”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 72(71)

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.

— Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre.

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!

EVANGELHO:  Mt 1,18-24

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que

o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

São Mateus termina a genealogia de Jesus com Jacó, que “gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”. Jesus nasce de Maria, mas não de José, porque foi concebido por obra do Espírito Santo. José deve assumir a paternidade legal de Jesus

e a missão de pai na Sagrada Família. Faltava-lhe clareza na decisão a ser tomada, até que o mesmo anjo que anunciou a Maria lhe apareceu em sonho e o orientou a receber Maria como esposa, sem medo. Assim acontece e se realiza a profecia de Isaías, “que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel”. José, o justo, cumprirá com zelo e dedicação sua missão junto a Maria e ao Menino que vai nascer. O anjo do Senhor o acompanhará com sucessivas revelações, ajudando-o a proteger o Menino e sua Mãe. Não nos falte a ajuda do mesmo anjo e a proteção de São José!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos dá a origem de Jesus. Ele vem do Alto e assume nossa condição humana. Ele pisa as estradas empoeiradas da Palestina, vai ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos nossos esforços, as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quem era José? Como ele agiu com sua noiva? O que foi que deu paz para José num momento tão difícil?.

“Foi pela fé que o Povo de Deus caminhou pelos séculos. Agora é a vez de Maria e José, pela fé, acolherem os mistérios de Deus. Maria deu seu “sim” sem entender o todo da proposta. Ela é a peregrina da fé. A mesma fé, silenciosa e humilde, faz José assumir sua esposa e todos os projetos de Deus. A fé, certamente, traz alguns riscos, mas não crer apresenta perigos muito maiores. A Bíblia, muitas vezes, fala dos sonhos mediante os quais Deus fala aos seus. O sonho sempre vem de dentro de nós e reflete nossos ideais e nossas preocupações. Deus fala de muitas maneiras e cabe a cada um de nós rezar, entender e amar estas mensagens. Deus nos fala nos sonhos e nos fala nos acontecimentos de cada dia.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado(a) a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus. Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo de Maria e José?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui