Liturgia diária batismo de Jesus Eis o Cordeiro de Deus

Antes da Epifania – Ano Litúrgico A

03 de janeiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, tu enviaste Jesus com a missão de nos introduzir no Reino da fraternidade. Dá-me a graça de reconhecê-lo e fazer-me seguidor dele.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 2,29–3,6

Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos: 29Já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 97

          — Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

EVANGELHO: Jo 1,29-34 

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”- Palavra da Salvação

– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

João continua dando seu testemunho e diz que batiza com água para manifestar Jesus a Israel, e que Jesus, o Filho de Deus, batizará com o Espírito Santo. No Batismo com água Jesus se manifesta a Israel. Ele se apresenta e se identifica. Ele tem um nome. Hoje a liturgia celebra o Santíssimo Nome de Jesus. Jesus recebeu o seu nome quando foi circuncidado, aos oito dias do seu nascimento. Ele já existia sem nome, com a existência de Palavra, a eterna Palavra falada pelo Pai, e de Filho, o Filho gerado antes de todos os tempos. Jesus, aquele que salva, será o nome do Verbo Encarnado.
Nossos pais também nos deram um nome, registrado em cartório e confirmado na pia batismal. Os anjos o recolheram e escreveram no Livro da Vida. O nome é expressão do nosso eu. Quando exposto, parece estar perdendo a identidade. Preserve-a então. Não exponha seu nome ao ridículo. Temos um nome a zelar naquilo que somos e no que fazemos. Fidalgo, nos tempos da Colônia, era o filho de alguém que tinha nome. O resto era filho da moita, assim diziam, pela origem obscura. Quem tem origem na fonte batismal, é filho de Alguém.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste começo de oração, aproximemo-nos de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! “Ó Deus, Tu que quisestes vir até nós através de teu filho Jesus Cristo, te pedimos a graça e luz de teu Espírito Santo, para compreendermos melhor a tua Palavra de vida.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? João aponta Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e repita os verbos e versículos que mais lhe chamaram atenção. Qual é a mensagem central do Evangelho? O que o texto apresenta?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Identifique a mensagem de Deus para você e pergunte-se o que Ele quer ensinar-lhe por meio de sua Palavra. O que Ele diz a você? Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração. Apresente a Ele as suas intenções, suas necessidades e as necessidades de seu povo. Louve ao Senhor pela sua vida, por tudo o que Ele lhe permite viver.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que Deus o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]